Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) |
| |||
Cheff Hassin (14181) |
| |||
DED (8184) |
| |||
GILBERTO COSTA (7431) |
| |||
ISA (4949) |
| |||
Carlos Daia (4117) |
| |||
MAURO LUCENA (3164) |
| |||
maurojonas brito (2375) |
| |||
AVLIS (1905) |
| |||
schuman (1399) |
|
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 58 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 58 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 576 em Dom 01 Dez 2019, 17:31
Estatísticas
Temos 59257 usuários registradosO último membro registrado é Eduardo5
Os nossos membros postaram um total de 170046 mensagens em 12000 assuntos
Avaliação de técnica - massa Pobre para produção de pizzas artesanais
3 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 3º FÓRUM: Colocando a Mão na Massa :: A MASSA SECRETA DO HASSIN E SUAS RECEITAS - SAIBA TUDO!
Página 1 de 1
Avaliação de técnica - massa Pobre para produção de pizzas artesanais
Pessoal,
Estou acompanhando o Fórum faz algumas semanas e já aprendi muito aqui. Sou de Salvador-BA e estou iniciando uma aventura gastronômica com pizzas em diversas feirinhas aqui da minha cidade.
Sempre fiz pizza para meus amigos e todos me incentivavam a tentar vender, então topei e já é a terceira Feirinha que participo e tenho uma resposta positiva ao meu produto, mas gostaria que, se possível, vocês avaliassem a técnica que uso para produzir minha massa. Apesar da resposta positiva dos clientes, é importante o conhecimento técnico e opinião de outros profissionais.
De antemão, aviso que sou amador e que não tenho muito estudo na área de gastronomia, estou aprendendo com os erros e sugestões de amigos.
Bom, minha receita corresponde à dois bolinhos que se transformarão em duas pizzas de 35 cm:
Ingredientes:
- 01 xícara e 1/2 de água (um pouco morna);
- 05 g de fermento biológico seco;
- Algumas pitadas de açucar (pouco mais que uma colher de café);
- 600 a 700 g de Farinha de trigo (como ainda estou começando - uso Dona Benta);
- 2 a 3 colheres de Azeite de oliva;
- Sal;
Processo:
- Adiciono 05 g de fermento seco ao recipiente com água morna;
- Misturo o fermento com a água e adiciono algumas pitadas de açúcar;
- Após essa mistura, vou adicionando colheres de farinha de trigo no mesmo recipiente, até a mistura atingir uma textura de mingau. Em minhas tentativas, consegui contabilizar em média, 5 a 6 colheres de farinha de trigo para atingir essa textura;
- Deixo essa mistura descansar por aproximadamente 1:30 hora, em local protegido de vento. Também utilizo um saco plástico para cobrir a boca do recipiente;
(Percebo que quanto mais tempo essa mistura descansar, mais fácil ela incorpora a farinha de trigo utilizada para alcançar a textura de massa, além de ficar mais fácil de abrir)
- Não sei muito bem como se denomina essa mistura, uma pessoa disse-me que se chamava "massa podre". Que algumas receitas italianas utilizavam essa técnica e que em alguns casos a massa podre era conservada por, 100 anos (não apurei esse fato);
- Após o tempo de descanso, vou adicionando a farinha de trigo novamente, até a mistura pegar a textura de massa. Nesse processo também adiciono o azeite para hidratar a massa e dar mais elasticidade. Não sei exatamente a quantidade de farinha de trigo que utilizo, porque varia de massa para massa, mas no final das contas, gasto aproximadamente 700 - 800 g para fazer a receita completa;
- Terminando a confecção dos bolinhos, coloco eles para descansarem por uns 30 - 40 minutos, apenas para dobrarem de tamanho;
- Depois do descanso começo abrir as massas, adiciono mais um pouco de farinha e azeite, sal e alecrim desidratado. Se tenho tempo, abro as massas com a mão mesmo, se não tenho tempo, abro com o rolo;
- Pré-asso em forno comum à gás por uns 8 minutos à 270°;
Bom, minha receita da massa é essa. Dá um trabalhão porque é tudo artesanal e sem equipamentos, quando preciso abrir 18, 20 massas é uma batalha, mas eu amo quando a massa pré-assada sai cheirosa e douradinha do forno;
Peço desculpas por uma postagem desse tamanho, mas espero que possam fazer criticas e sugestões.
Agradeço desde já a atenção.
Muito obrigado
Axé!
Estou acompanhando o Fórum faz algumas semanas e já aprendi muito aqui. Sou de Salvador-BA e estou iniciando uma aventura gastronômica com pizzas em diversas feirinhas aqui da minha cidade.
Sempre fiz pizza para meus amigos e todos me incentivavam a tentar vender, então topei e já é a terceira Feirinha que participo e tenho uma resposta positiva ao meu produto, mas gostaria que, se possível, vocês avaliassem a técnica que uso para produzir minha massa. Apesar da resposta positiva dos clientes, é importante o conhecimento técnico e opinião de outros profissionais.
De antemão, aviso que sou amador e que não tenho muito estudo na área de gastronomia, estou aprendendo com os erros e sugestões de amigos.
Bom, minha receita corresponde à dois bolinhos que se transformarão em duas pizzas de 35 cm:
Ingredientes:
- 600 a 700 g de Farinha de trigo (como ainda estou começando - uso Dona Benta);
- Sal;
Processo:
- Após essa mistura, vou adicionando colheres de farinha de trigo no mesmo recipiente, até a mistura atingir uma textura de mingau. Em minhas tentativas, consegui contabilizar em média, 5 a 6 colheres de farinha de trigo para atingir essa textura;
- Deixo essa mistura descansar por aproximadamente 1:30 hora, em local protegido de vento. Também utilizo um saco plástico para cobrir a boca do recipiente;
(Percebo que quanto mais tempo essa mistura descansar, mais fácil ela incorpora a farinha de trigo utilizada para alcançar a textura de massa, além de ficar mais fácil de abrir)
- Não sei muito bem como se denomina essa mistura, uma pessoa disse-me que se chamava "massa podre". Que algumas receitas italianas utilizavam essa técnica e que em alguns casos a massa podre era conservada por, 100 anos (não apurei esse fato);
- Após o tempo de descanso, vou adicionando a farinha de trigo novamente, até a mistura pegar a textura de massa. Nesse processo também adiciono o azeite para hidratar a massa e dar mais elasticidade. Não sei exatamente a quantidade de farinha de trigo que utilizo, porque varia de massa para massa, mas no final das contas, gasto aproximadamente 700 - 800 g para fazer a receita completa;
- Terminando a confecção dos bolinhos, coloco eles para descansarem por uns 30 - 40 minutos, apenas para dobrarem de tamanho;
- Depois do descanso começo abrir as massas, adiciono mais um pouco de farinha e azeite, sal e alecrim desidratado. Se tenho tempo, abro as massas com a mão mesmo, se não tenho tempo, abro com o rolo;
Bom, minha receita da massa é essa. Dá um trabalhão porque é tudo artesanal e sem equipamentos, quando preciso abrir 18, 20 massas é uma batalha, mas eu amo quando a massa pré-assada sai cheirosa e douradinha do forno;
Peço desculpas por uma postagem desse tamanho, mas espero que possam fazer criticas e sugestões.
Muito obrigado
Axé!
Igor Perez cunha- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 2
País :
Re: Avaliação de técnica - massa Pobre para produção de pizzas artesanais
Olá amigo Igor, seja bem vindo ao fórum de pizzas, com certeza suas experiências vão enriquecer este fórum.
Um abraço
Um abraço
Número de Mensagens : 309
Emprego/lazer : Militar do Exército Brasileiro / aspirante a pizzaiolo
Humor : Bem humorado
País :
ALIENDERSON escreveu:Olá amigo Igor, seja bem vindo ao fórum de pizzas, com certeza suas experiências vão enriquecer este fórum.
Um abraço
Muito obrigado, Alienderson!
Estou aprendendo muito. Pena que ninguém pode avaliar minha receita.
Você sabe em qual tópico poderiam fazer essa avaliação???
Abraços
Igor Perez cunha- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 2
País :
Boa tarde Igor, quem lhe responde é o Cheff Hassin Ghannam, e eu mesmo irei avaliar a sua massa.
De início, fiz uma correção no assunto do seu tópico, trocando a frase massa podre, para massa Pobre ok.
Vamos lá na receita da sua massa já com as modificações, para ter uma massa pobre um pouco mais rica:
Ingredientes:
- 1 kg de farinha Bunge Pastel
- 25 gr de sal
- 60 gr de açúcar
- 40 ml de azeite de oliva extra virgem
- 6 gr de fermento seco biológico.
- 550 ml de água temperatura ambiente ou mais fria de preferência.
Prepare a massa da seguinte forma:
Farinha, sal, óleo, açúcar. Misture tudo.
Coloque então o fermento, e misture novamente, e logo coloque a água aos poucos, nunca derramando toda a água para provar o ponto da massa e evitando que ela fique muito úmida e grudenta.
A massa deve ficar levemente grudando nas mãos. Por isso, nunca jogue toda água de uma vez.
Sove a massa até ela ficar bem homogenizada, lisa e elástica.
Corte os pãezinhos e boleie as massas deixando-as bem redondas e lisas.
Passe as bolinhas na farinha de trigo, e coloque-as em um recipiente protegido do vento e do calor excessivo.
Tape as massas com um plástico e não com um pano, e evite qualquer entrada de ar ok.
Espere entre 1 hora e meia a duas horas, e comece a abrir os discos.
Boa sorte e muito sucesso!
Atte.
Cheff Hassin Ghannam
De início, fiz uma correção no assunto do seu tópico, trocando a frase massa podre, para massa Pobre ok.
Vamos lá na receita da sua massa já com as modificações, para ter uma massa pobre um pouco mais rica:
Ingredientes:
- 1 kg de farinha Bunge Pastel
- 25 gr de sal
- 60 gr de açúcar
- 40 ml de azeite de oliva extra virgem
- 6 gr de fermento seco biológico.
- 550 ml de água temperatura ambiente ou mais fria de preferência.
Prepare a massa da seguinte forma:
Farinha, sal, óleo, açúcar. Misture tudo.
Coloque então o fermento, e misture novamente, e logo coloque a água aos poucos, nunca derramando toda a água para provar o ponto da massa e evitando que ela fique muito úmida e grudenta.
A massa deve ficar levemente grudando nas mãos. Por isso, nunca jogue toda água de uma vez.
Sove a massa até ela ficar bem homogenizada, lisa e elástica.
Corte os pãezinhos e boleie as massas deixando-as bem redondas e lisas.
Passe as bolinhas na farinha de trigo, e coloque-as em um recipiente protegido do vento e do calor excessivo.
Tape as massas com um plástico e não com um pano, e evite qualquer entrada de ar ok.
Espere entre 1 hora e meia a duas horas, e comece a abrir os discos.
Boa sorte e muito sucesso!
Atte.
Cheff Hassin Ghannam
Igor Perez cunha escreveu:Pessoal,
Ingredientes:
- Sal;
Processo:
Muito obrigado
Axé!

Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Com certeza você se surpreenderá com a rapidez e os resultados! (11) 96722-9386
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:

"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
"O ódio e a ofensa gratuitos geram apenas mais ódio e ofensas tornando-nos
cada vez mais longe de sermos melhores e felizes!
Cheff Hassin- Administrador do Fórum
Número de Mensagens : 14181
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente
País :

» BASES ARTESANAIS PARA PIZZAS
» QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇAO DO FÓRUM DE PIZZAS - PARA TODOS OS MEMBROS.
» Massa leve e crocante
» QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇAO DO FÓRUM DE PIZZAS - PARA TODOS OS MEMBROS.
» Massa leve e crocante
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 3º FÓRUM: Colocando a Mão na Massa :: A MASSA SECRETA DO HASSIN E SUAS RECEITAS - SAIBA TUDO!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Dicas importantes e Conselhos do Cheff p/ otimizar e melhorar sua Tele entrega de pizzas.
» Cheff Hassin ensina como fazer a sua deliciosa pizza Cáspita de camarão ao creme de leite.
» FORNECEDOR REQUEIJÃO CREMOSO - VOCÊ CONHECE A DALLORA?
» Está desperdiçando sua mussarela ralada ? Ela está sujando o lastro do seu forno ? Veja aqui como resolver !
» Veja aqui como organizar as bolas de massa !
» Você conhece o furador de massas , e qual a sua função ? Veja aqui !!!
» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
» Conselhos e orientações para todo administrador dono de pizzarias e mesmo para pizzaiollos.
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Veja aqui como manter suas facas em ordem .
» Massa de pizza sem glúten p/ pessoas intolerantes ao glúten, ou celíacas do Cheff Hassin Ghannam.
» Masseiras p/ pizzas. Quais devo escolher, quais os seus benefícios e quais são as melhores?
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Mesinhas de Apoio p/ a tampa da caixa não embarrigar e grudar no recheio, durante o empilhamento.
» Até que ponto uma consultoria pode mudar a sua vida e tornar o seu negócio atrativo e respeitado?
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Dose seu molho de tomate corretamente. Como ? Veja aqui !!!
» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
» Chegamos hoje a 59.254 membros, mais um festa para comemorarmos em família!
» 90% de segmento pizzeiro trabalha sem ganhar nada, Donos e Pizzaiollo! Entenda o por que disso aqui.
» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
» Pergunta sobre resistência de Fogão Suggar
» Abertura de esfihas, método manual de abertura conservando as bordas. Dicas do Cheff Hassin
» Uso de infravermelhos em fornos com porta Guilhotina ou similares. Dicas do Cheff Hassin!
» Curso de comida árabe na escola do Fórum de Pizza, veja que delícias nós iremos te ensinar!!
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Como impressionar os seus clientes e se destacar como a melhor pizzaria.
» Nunca mais sua pizza queimará na parte debaixo. Solução criada pelo Cheff.
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Como montar uma pizzaria sem cometer os erros que a maioria cometem? Saiba aqui!
» NECESSITO COM URGÊNCIA ESFIHEIRO COM EXPERIÊNCIA - SÃO PAULO - VILA OLIMPIA
» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
» Agradecimentos aos membros de valor e gratos a tudo que proporcionamos neste espaço!
» CURSO DE ESFIHA P/ EMPREENDEDORES E ESFIHEIRO
» Novos cursos na Escola do Fórum de Pizzas, inscreva-se e comece já o seu negócio!
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2023. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
» Você sabia disso?
» Neste momento onde o desespero toma conta de todos, o que você escolhe para si e sua família?
» Porque é importante trabalhar com empresas e produtos que obtiveram o Certificado ISO 9001?
» Como tornar a sua produção de pizzas ao forno no mínimo duas vezes mais rápida? Aprenda aqui!
» COMO TRABALHAR COM A MUSSARELA LAMINADA OU FATIADA SEM ELA GRUDAR?
» Apresentando o super Mini Cheff Elétrico do Fórum de Pizzas.
» O que você diria do seu concorrente de pizzas? Cheff Hassin Responde.
» Como fidelizar o seu cliente de salão, dando o melhor produto e os melhores serviços.
» Vender as pizzas por preços suicidas o que pode te dar como recompensa?
» Alguns detalhes podem melhorar em muito o sabor de suas pizzas.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Forno Iglu com Câmara de combustão fora do forno
» Aos nossos distintos membros e visitantes. Abril de 2023.
» Como organizar seus cremes e molhos sem desperdício ? Veja aqui !!!
» Veja aqui como fazer uma deliciosa massa de pizza doce !!!
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
» A Massa Secreta do Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios em 2023!
» Veja aqui como evitar que seu pedaço de pizza escorregue ou caia na hora de servir.
» Como a concorrência desleal pode te ajudar em novas decisões e melhorar a sua vida? Dicas do Cheff.
» A Massa Secreta do Cheff Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios!
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Apenas 1 minuto da tua atenção!
» Climatizar a sua cozinha pode lhe entregar muitos benefícios, inclusive problemas com insalubridade.
» Manual de Procedimentos Diários para Pizzaria.
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Curso de pizzaiollo ou Donos com o Cheff Hassin Ghannam. Inscreva-se na descrição do vídeo!
» Por que elogiam tanto a Massa Secreta do Cheff Hassin?
» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
» O que acontece quando as bordas da sua pizza ficam brancas e a pizza precisa ser retirada forno? O que se pode fazer para evitar este problema?
» Dicas do Cheff Hassin Ghannam para melhorar os serviços em sua pizzaria.
» Curso do mês de Março de 2023 e nossas melhores pizzas! Redondas maravilhosas! Alunos encantados!!