Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) |
| |||
Cheff Hassin (14178) |
| |||
DED (8184) |
| |||
GILBERTO COSTA (7431) |
| |||
ISA (4949) |
| |||
Carlos Daia (4117) |
| |||
MAURO LUCENA (3164) |
| |||
maurojonas brito (2375) |
| |||
AVLIS (1905) |
| |||
schuman (1399) |
|
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 82 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 82 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 576 em Dom 01 Dez 2019, 17:31
Estatísticas
Temos 59257 usuários registradosO último membro registrado é Eduardo5
Os nossos membros postaram um total de 170043 mensagens em 11997 assuntos
massa
4 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 3º FÓRUM: Colocando a Mão na Massa :: A MASSA SECRETA DO HASSIN E SUAS RECEITAS - SAIBA TUDO!
Página 1 de 1
massa
A massa que estou fazendo está ficando muito elástica ao abrir.Ao fazer os discos com o rolo abro no tamanho para pizza de 35 cm, mas estou com dificuldade porque ela está muito elástica.Ela retorna após aberta.
Estou usando a receita de massa secreta, usando farinha bunge.Após sovar deixo cerca de duas horas crescendo.O fermento que estou usando é o fleischmann.O peso de massa para cada disco é de 370 gramas.
Alguma dica?
zeabreu
Estou usando a receita de massa secreta, usando farinha bunge.Após sovar deixo cerca de duas horas crescendo.O fermento que estou usando é o fleischmann.O peso de massa para cada disco é de 370 gramas.
Alguma dica?
zeabreu
zeabreu- PARTICIPANTE
Número de Mensagens : 37
País :
Re: massa
Bom dia meu amigo Zéabreu.
Como estás?
Oxalá muito bem e que 2013 seja um ano abençoado para ti e sua família.
Amigão, tua massa não deveria ficar elástica, mas como não conhecemos todas as etapas e condições internas ou externas da tua produção, vou te pedir que faça o seguinte:
Na hora de abrir, polvilhe a messa com farinha de trigo e a massa que vai abrir.
Abra o disco normalmente.
A medida que ele começar a retornar, pressione um pouco mais o rolo sobre a massa que está sendo aberta e alcance a medida aproximada de uns 38 cm para a medida original de 35 cm.
Se encolher durante o assado, terminará com 35 cm, no entanto, se ela não encolher e ficar com 38 cm, então, basta apenas pressionar o rolo com um pouco mais de pressão para ela terminar em 35 cm e pronto.
As vezes, compramos um lote de farinha que nos dá este tipo de problema, ela vem com uma quantidade maior de impurezas;
as vezes pode ser o fermento; as vezes as condições adversas de temperatura; as vezes é o tempo de descanso inadequado. São muitas variáveis, mas o que devemos alcançar nestas circunstâncias é uma medida final correta para os nossos discos, por isso, precisamos criar alguns procedimentos para vencer estas adversidades e chegar no objetivo proposto.
Nem sempre estas situações irão suceder.
Um grande abraço e estamos aqui!
Atte.
Hassin
Como estás?
Oxalá muito bem e que 2013 seja um ano abençoado para ti e sua família.
Amigão, tua massa não deveria ficar elástica, mas como não conhecemos todas as etapas e condições internas ou externas da tua produção, vou te pedir que faça o seguinte:
Na hora de abrir, polvilhe a messa com farinha de trigo e a massa que vai abrir.
Abra o disco normalmente.
A medida que ele começar a retornar, pressione um pouco mais o rolo sobre a massa que está sendo aberta e alcance a medida aproximada de uns 38 cm para a medida original de 35 cm.
Se encolher durante o assado, terminará com 35 cm, no entanto, se ela não encolher e ficar com 38 cm, então, basta apenas pressionar o rolo com um pouco mais de pressão para ela terminar em 35 cm e pronto.
As vezes, compramos um lote de farinha que nos dá este tipo de problema, ela vem com uma quantidade maior de impurezas;
as vezes pode ser o fermento; as vezes as condições adversas de temperatura; as vezes é o tempo de descanso inadequado. São muitas variáveis, mas o que devemos alcançar nestas circunstâncias é uma medida final correta para os nossos discos, por isso, precisamos criar alguns procedimentos para vencer estas adversidades e chegar no objetivo proposto.
Nem sempre estas situações irão suceder.
Um grande abraço e estamos aqui!
Atte.
Hassin
zeabreu escreveu:A massa que estou fazendo está ficando muito elástica ao abrir.Ao fazer os discos com o rolo abro no tamanho para pizza de 35 cm, mas estou com dificuldade porque ela está muito elástica.Ela retorna após aberta.
Alguma dica?
zeabreu

Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Com certeza você se surpreenderá com a rapidez e os resultados! (11) 96722-9386
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:

"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
"O ódio e a ofensa gratuitos geram apenas mais ódio e ofensas tornando-nos
cada vez mais longe de sermos melhores e felizes!
Cheff Hassin- Administrador do Fórum
Número de Mensagens : 14178
Emprego/lazer : Fórum de Pizzas, Escola de Pizzaiollo, Campo e praia
Humor : Excelente
País :
Mestre Hassin
Obrigado pelo pronto retorno.E que 2013 seja repleto de felicidade e saude para todos teus familiares e principalmente para ti.
Quanto a massa, eu estou seguindo as tuas orientações que nos passou no curso, mas como vc mesmo disse, são muitas variáveis e tenho que administrar isto.Vou continuar a fazer a massa e trocar algum ingrediente que pode estar ocasionando isto, talvez a marca do fermento ou a farinha(agora que eu consegui comprar a bunge...).
Grande abraço ao mestre
zeabreu
Obrigado pelo pronto retorno.E que 2013 seja repleto de felicidade e saude para todos teus familiares e principalmente para ti.
Quanto a massa, eu estou seguindo as tuas orientações que nos passou no curso, mas como vc mesmo disse, são muitas variáveis e tenho que administrar isto.Vou continuar a fazer a massa e trocar algum ingrediente que pode estar ocasionando isto, talvez a marca do fermento ou a farinha(agora que eu consegui comprar a bunge...).
Grande abraço ao mestre
zeabreu
zeabreu- PARTICIPANTE
País :
Meu querido amigo, muito obrigado e desejo muita alegria e conquistas para ti e seus familiares neste ano 2013.
Cuide bem da moto e sempre que estiver sobre ela, faça sempre um pedido ao teu anjo da guarda para protegê-lo e guardá-lo.
Por acaso, se vc usou o fermento fresco Itaiquara, me avisa ok?
Qualquer dúvida, sabe que estamos prontos para ajudá-lo.
Seu amigo.
Hassin Ghannam
Cuide bem da moto e sempre que estiver sobre ela, faça sempre um pedido ao teu anjo da guarda para protegê-lo e guardá-lo.
Por acaso, se vc usou o fermento fresco Itaiquara, me avisa ok?
Qualquer dúvida, sabe que estamos prontos para ajudá-lo.
Seu amigo.
Hassin Ghannam
zeabreu escreveu:Mestre Hassin
Grande abraço ao mestre
zeabreu

Antes de comprar o seu forno p/eventos, conheça primeiro os nossos equipamentos a gás ou elétrico: Super Mini Cheff Plus, o Capa Dupla ou o elétrico!
Clique nas imagens para conhecer os nossos equipamentos com a garantia do Fórum de Pizzas:

"Procure discernir e não confundir liberdade de expressão com liberdade de provocação!!"
País :
Mestre Hassin
Estou usando o fermento biologico seco salf-instant, não estou usando o fresco Itaiquara.Por acaso vc recomenda este fermento fresco?
Quanto a moto, está sempre bem cuidada e revisada, não dá para se descuidar neste transito maluco, e sempre ando com muito cuidado.Obrigado pela preocupação.
Grande abraço
zeabreu
Estou usando o fermento biologico seco salf-instant, não estou usando o fresco Itaiquara.Por acaso vc recomenda este fermento fresco?
Quanto a moto, está sempre bem cuidada e revisada, não dá para se descuidar neste transito maluco, e sempre ando com muito cuidado.Obrigado pela preocupação.
Grande abraço
zeabreu
zeabreu- PARTICIPANTE
País :
Bom dia Zeabreu,
Enquanto o Mestre Hassin não responde vou dar um pitaco... rs Já li alguns posts onde os membros reclamaram que a massa estava encolhendo com o uso do fermento salf-instant. Já vi o Hassin usando esse fermento na Escola e nunca presenciei qualquer encolhimento, porém vários registros desse fato com o uso desse fermento foram feitos aqui no fórum.
Abs
Isa
Enquanto o Mestre Hassin não responde vou dar um pitaco... rs Já li alguns posts onde os membros reclamaram que a massa estava encolhendo com o uso do fermento salf-instant. Já vi o Hassin usando esse fermento na Escola e nunca presenciei qualquer encolhimento, porém vários registros desse fato com o uso desse fermento foram feitos aqui no fórum.
Abs
Isa
ISA- MONITOR/SPONSOR
Número de Mensagens : 4949
Humor : De bem com a vida!
País :
Realmente Isa,
Mas aqui na escola nunca aconteceu de encolher.
Por isso pedi a ele que abrisse um pouco mais o disco para garantir o tamanho certo final do disco.
Quanto ao fermento fresco Itaiquara, prefiro que vc não use Zéabreu.
Grande abraço.
Hassin
Por isso pedi a ele que abrisse um pouco mais o disco para garantir o tamanho certo final do disco.
Grande abraço.
Hassin

País :
vc indicaria agum outra marca de fermento fresco eu uso itaiquara, estou usando a receita da isa para forno a lenha, a massa tambem esta um pouco elastica, fiz algumas correçoes a massa melhorou bastante .
a receita que estava usando era
1 kg farinha de trigo, 15 g fermento fresco, 1 colher de sal, duas colheres de açucar, 1 de azeite de oliva e 500 ml de agua.
eu adicionei 5 gramas de fermemnto reduzi meia colher de açucar( eu gosto da massa um pouco mais salgada) aumentei uma colher de azeite de oliva e agora uso a agua morna.
o problema que eu estava tendo com a receita original era que a borda nao crescia e a pizzia ficava muinto fina, com esse acrescimo de fermento ela cresceu na hora de assar, as bordas como eu estico com o rolo a isa sugeriu que abrice maior porem dobrasse como uma falsa borda, bem isso ja ajudou bastante.
eu estou fazendo 6 discos com essa massa não sei o peso pois estou sem balança, a farinha eu uso a especial tipo 1 da anaconda ainda nao encontrei a para pizza tipo 00.
a massa não estava crescendo na hora de assar por causa da farinha, do fermento ou por algum outro motivo, a pizza ficava na espessura de um papelão.
1 kg farinha de trigo, 15 g fermento fresco, 1 colher de sal, duas colheres de açucar, 1 de azeite de oliva e 500 ml de agua.
eu adicionei 5 gramas de fermemnto reduzi meia colher de açucar( eu gosto da massa um pouco mais salgada) aumentei uma colher de azeite de oliva e agora uso a agua morna.
o problema que eu estava tendo com a receita original era que a borda nao crescia e a pizzia ficava muinto fina, com esse acrescimo de fermento ela cresceu na hora de assar, as bordas como eu estico com o rolo a isa sugeriu que abrice maior porem dobrasse como uma falsa borda, bem isso ja ajudou bastante.
eu estou fazendo 6 discos com essa massa não sei o peso pois estou sem balança, a farinha eu uso a especial tipo 1 da anaconda ainda nao encontrei a para pizza tipo 00.
a massa não estava crescendo na hora de assar por causa da farinha, do fermento ou por algum outro motivo, a pizza ficava na espessura de um papelão.
edsonrh30- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 13
País :
Edson, tudo é uma questão de gosto.
Percebo que vc foi bem orientado.
A receita quer a Isa te passou é a receita do Hassin para massa fresca de forno a lenha.
Seguindo os preceitos italianos, a massa de pizza deve ser bem fina, por isso a receita brinda uma configuração final mais fina.
Ao alterar a receita, vc objetivou uma massa mais grossa, pois este é o teu gosto pessoal, além de uma mais mais tirada para o sabor do sal.
Explico o seguinte: Quando vc trabalha com uma receita onde a presença do sal prevalece, a formação da cadeia de glúten da sua massa ficará mais resistente e mais difícil na hora de abrir o disco. As fibras da farinha ficam mais unidas, pois a presença do cloreto de sódio com as fibras da farinha reagem quimicamente desta forma; porém, a digestão desta massa será mais lenta, mais pesada ao estômago.
Esta receita se assemelha muito ao pão francês que compramos na padaria, e portanto, os resultados são idênticos.
Com o açúcar, acontece uma situação contrária: As fibras da farinha se abrem com a ajuda da ação do fermento, que atuará com muito mais rapidez e eficiência, brindando uma massa mais leve e de fácil assimilação digestiva.
Ao aumentar a quantidade do fermento e colocar água morna, você acelera o processo de fermentação e alcança os resultados obtidos citados abaixo: Massa mais grossa, bordas mais gordas e pronunciadas.
Como disse antes, tudo é uma questão de gosto.
Portanto, as modificações que você fez não são incorretas e estão de acordo com os resultados que você queria alcançar.
Grande abraço.
Hassin
Percebo que vc foi bem orientado.
A receita quer a Isa te passou é a receita do Hassin para massa fresca de forno a lenha.
Seguindo os preceitos italianos, a massa de pizza deve ser bem fina, por isso a receita brinda uma configuração final mais fina.
Ao alterar a receita, vc objetivou uma massa mais grossa, pois este é o teu gosto pessoal, além de uma mais mais tirada para o sabor do sal.
Explico o seguinte: Quando vc trabalha com uma receita onde a presença do sal prevalece, a formação da cadeia de glúten da sua massa ficará mais resistente e mais difícil na hora de abrir o disco. As fibras da farinha ficam mais unidas, pois a presença do cloreto de sódio com as fibras da farinha reagem quimicamente desta forma; porém, a digestão desta massa será mais lenta, mais pesada ao estômago.
Esta receita se assemelha muito ao pão francês que compramos na padaria, e portanto, os resultados são idênticos.
Com o açúcar, acontece uma situação contrária: As fibras da farinha se abrem com a ajuda da ação do fermento, que atuará com muito mais rapidez e eficiência, brindando uma massa mais leve e de fácil assimilação digestiva.
Ao aumentar a quantidade do fermento e colocar água morna, você acelera o processo de fermentação e alcança os resultados obtidos citados abaixo: Massa mais grossa, bordas mais gordas e pronunciadas.
Como disse antes, tudo é uma questão de gosto.
Portanto, as modificações que você fez não são incorretas e estão de acordo com os resultados que você queria alcançar.
Grande abraço.
Hassin
edsonrh30 escreveu:vc indicaria agum outra marca de fermento fresco eu uso itaiquara, estou usando a receita da isa para forno a lenha, a massa tambem esta um pouco elastica, fiz algumas correçoes a massa melhorou bastante .

País :
HASSIN escreveu:Realmente Isa,
Grande abraço.
Hassin
Mestre Hassin
Aumentei um pouco a água e ficou melhor, a massa ficou mais macia e melhor de abrir e não encolhe tanto quanto estava.Fiquei satisfeito.
zeabreu
zeabreu- PARTICIPANTE
País :
Fantástico meu amigo!
Então agora é só praticar e mandar bala!
Boa sorte e muito sucesso!
Hassin
Então agora é só praticar e mandar bala!
Boa sorte e muito sucesso!
Hassin

País :

» CHEFF HASSIN RESPONDE: DÚVIDAS PÓS E PRÉ-ASSAMENTO MASSA SECRETA, OU OUTRA MASSA.
» Receita de massa fina, leve e crocante e massa grossa
» Massa Secreta - A melhor massa que conheci nos ultimos 9 anos .
» Receita de massa fina, leve e crocante e massa grossa
» Massa Secreta - A melhor massa que conheci nos ultimos 9 anos .
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 3º FÓRUM: Colocando a Mão na Massa :: A MASSA SECRETA DO HASSIN E SUAS RECEITAS - SAIBA TUDO!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Está desperdiçando sua mussarela ralada ? Ela está sujando o lastro do seu forno ? Veja aqui como resolver !
» Veja aqui como organizar as bolas de massa !
» Você conhece o furador de massas , e qual a sua função ? Veja aqui !!!
» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
» Conselhos e orientações para todo administrador dono de pizzarias e mesmo para pizzaiollos.
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Veja aqui como manter suas facas em ordem .
» Massa de pizza sem glúten p/ pessoas intolerantes ao glúten, ou celíacas do Cheff Hassin Ghannam.
» Masseiras p/ pizzas. Quais devo escolher, quais os seus benefícios e quais são as melhores?
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Mesinhas de Apoio p/ a tampa da caixa não embarrigar e grudar no recheio, durante o empilhamento.
» Até que ponto uma consultoria pode mudar a sua vida e tornar o seu negócio atrativo e respeitado?
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Dose seu molho de tomate corretamente. Como ? Veja aqui !!!
» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
» Chegamos hoje a 59.254 membros, mais um festa para comemorarmos em família!
» 90% de segmento pizzeiro trabalha sem ganhar nada, Donos e Pizzaiollo! Entenda o por que disso aqui.
» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
» Pergunta sobre resistência de Fogão Suggar
» Abertura de esfihas, método manual de abertura conservando as bordas. Dicas do Cheff Hassin
» Uso de infravermelhos em fornos com porta Guilhotina ou similares. Dicas do Cheff Hassin!
» Curso de comida árabe na escola do Fórum de Pizza, veja que delícias nós iremos te ensinar!! ????????????
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Como impressionar os seus clientes e se destacar como a melhor pizzaria.
» Nunca mais sua pizza queimará na parte debaixo. Solução criada pelo Cheff.
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Como montar uma pizzaria sem cometer os erros que a maioria cometem? Saiba aqui!
» NECESSITO COM URGÊNCIA ESFIHEIRO COM EXPERIÊNCIA - SÃO PAULO - VILA OLIMPIA
» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
» Agradecimentos aos membros de valor e gratos a tudo que proporcionamos neste espaço!
» CURSO DE ESFIHA P/ EMPREENDEDORES E ESFIHEIRO
» Novos cursos na Escola do Fórum de Pizzas, inscreva-se e comece já o seu negócio!
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2023. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
» Você sabia disso?
» Neste momento onde o desespero toma conta de todos, o que você escolhe para si e sua família?
» Porque é importante trabalhar com empresas e produtos que obtiveram o Certificado ISO 9001?
» Como tornar a sua produção de pizzas ao forno no mínimo duas vezes mais rápida? Aprenda aqui!
» COMO TRABALHAR COM A MUSSARELA LAMINADA OU FATIADA SEM ELA GRUDAR?
» Apresentando o super Mini Cheff Elétrico do Fórum de Pizzas.
» O que você diria do seu concorrente de pizzas? Cheff Hassin Responde.
» Como fidelizar o seu cliente de salão, dando o melhor produto e os melhores serviços.
» Vender as pizzas por preços suicidas o que pode te dar como recompensa?
» Alguns detalhes podem melhorar em muito o sabor de suas pizzas.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Forno Iglu com Câmara de combustão fora do forno
» Aos nossos distintos membros e visitantes. Abril de 2023.
» Como organizar seus cremes e molhos sem desperdício ? Veja aqui !!!
» Veja aqui como fazer uma deliciosa massa de pizza doce !!!
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
» A Massa Secreta do Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios em 2023!
» Veja aqui como evitar que seu pedaço de pizza escorregue ou caia na hora de servir.
» Como a concorrência desleal pode te ajudar em novas decisões e melhorar a sua vida? Dicas do Cheff.
» A Massa Secreta do Cheff Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios!
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Apenas 1 minuto da tua atenção!
» Climatizar a sua cozinha pode lhe entregar muitos benefícios, inclusive problemas com insalubridade.
» Manual de Procedimentos Diários para Pizzaria.
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Curso de pizzaiollo ou Donos com o Cheff Hassin Ghannam. Inscreva-se na descrição do vídeo!
» Por que elogiam tanto a Massa Secreta do Cheff Hassin?
» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
» O que acontece quando as bordas da sua pizza ficam brancas e a pizza precisa ser retirada forno? O que se pode fazer para evitar este problema?
» Dicas do Cheff Hassin Ghannam para melhorar os serviços em sua pizzaria.
» Curso do mês de Março de 2023 e nossas melhores pizzas! Redondas maravilhosas! Alunos encantados!!
» Suporte ordenador de caixas de pizzas p/ mochila do motoboy. Para caixas de 35 e 40 cm!
» FARINHAS E SUAS DESIGNAÇÕES 0, 00, 000, 0000
» Marcador de pedaço de pizza e fundo ondulado, produtos que agregam muita qualidade as suas pizzas!