Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) |
| |||
Cheff Hassin (14181) |
| |||
DED (8184) |
| |||
GILBERTO COSTA (7431) |
| |||
ISA (4949) |
| |||
Carlos Daia (4118) |
| |||
MAURO LUCENA (3164) |
| |||
maurojonas brito (2375) |
| |||
AVLIS (1905) |
| |||
schuman (1399) |
|
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 115 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 115 visitantes :: 3 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 576 em Dom 01 Dez 2019, 17:31
Estatísticas
Temos 59257 usuários registradosO último membro registrado é Eduardo5
Os nossos membros postaram um total de 170048 mensagens em 12000 assuntos
Uso da masseira - queimar a massa/passar do ponto
2 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 7° FÓRUM - EQUIPAMENTOS :: MASSEIRAS RÁPIDAS, ESPIRAIS E BASCULANTE, BATEDEIRAS
Página 1 de 1
Uso da masseira - queimar a massa/passar do ponto
Caros(as),
Comprei uma multifuncional com masseira semi-rapida para 18kgs de massa pronta. (AMFHI 08) - gostei do equipamto - tem um potente motor de 1.5cvs.
Pelo tamanho nos meus testes bait 5kg de massa pronta.
Li topicos relacionados ao manuseio antes de usá-la.
Na primeira vez usei uma receita com fermentação natural que tenho usado com sucesso amassando no braço (pão e cuca). Nesta receita ia agua morna, fiquei temeroso de "queimar a massa" mas arrisquei para manter o processo da receita original, e acho que aconteceu a queima porque a textura da massa ficou elástica (mas meio plática, dificil de romper).
Hoje tentei novamente, mas desta vez fazendo o processo como manda o figurino:
- 1 misturei so os solidos;
- Depois acrescentei o fermento duro gelado (50% farinha - 50 % fermento liquido), a gordura e parte da água gelada. - Fui batendo e acompanhando de forma cronometrada a massa ganhar consistência e começar a soltar das pás. Parava e testava até chegar no tal ponto véu - o que foi alcançado!! - a massa ficou bem lisa, um pouco brilhante e bem elastica - facil de tirar da masseira, mas um tanto plastica e dificil de romper - a temperatura dela nao estava morna ao tato (ou seja não deve ter queimado a massa) e como testei o ponto veu deduzo que nao tenha passado do ponto - o processo todo +/- 22min. Dai tirei e boleei - mas cresceu muito pouco (claro que estamos no inverno aqui no sul e as temperaturas estao abaixo dos 15º e fermentação natural é mais complicado).
Nesse contexto as perguntas:
- Pelo que li sobre a temperatura de fermentação:
1) Estou certo que a temperatura na batida excedeu 30º, assim não devo ter "queimado" a massa e matado o fermento confere?
2) Mesmo que, digamos 50% do fermento tenha morrido, os demais 50% proliferarão e haverá o crescimento, so que de forma mais lenta confere?
3) Além do fator temperatura, o fermento (no meu caso fermentação natural), pode morrer por excesso de sova (se bater muito na masseira)?
4) Ouvi que se sovar demais posso passar do ponto veu na massa - quais as características que mostram que sovei de mais e passei do ponto?
5) Como disse atingi o ponto veu, mas notei que a massa ficou bem dificil de romper, elástica, quase plástica, brilhante e bem lisa - está certo isto?
Grato a todos!
Comprei uma multifuncional com masseira semi-rapida para 18kgs de massa pronta. (AMFHI 08) - gostei do equipamto - tem um potente motor de 1.5cvs.
Pelo tamanho nos meus testes bait 5kg de massa pronta.
Li topicos relacionados ao manuseio antes de usá-la.
Na primeira vez usei uma receita com fermentação natural que tenho usado com sucesso amassando no braço (pão e cuca). Nesta receita ia agua morna, fiquei temeroso de "queimar a massa" mas arrisquei para manter o processo da receita original, e acho que aconteceu a queima porque a textura da massa ficou elástica (mas meio plática, dificil de romper).
Hoje tentei novamente, mas desta vez fazendo o processo como manda o figurino:
- 1 misturei so os solidos;
- Depois acrescentei o fermento duro gelado (50% farinha - 50 % fermento liquido), a gordura e parte da água gelada. - Fui batendo e acompanhando de forma cronometrada a massa ganhar consistência e começar a soltar das pás. Parava e testava até chegar no tal ponto véu - o que foi alcançado!! - a massa ficou bem lisa, um pouco brilhante e bem elastica - facil de tirar da masseira, mas um tanto plastica e dificil de romper - a temperatura dela nao estava morna ao tato (ou seja não deve ter queimado a massa) e como testei o ponto veu deduzo que nao tenha passado do ponto - o processo todo +/- 22min. Dai tirei e boleei - mas cresceu muito pouco (claro que estamos no inverno aqui no sul e as temperaturas estao abaixo dos 15º e fermentação natural é mais complicado).
Nesse contexto as perguntas:
- Pelo que li sobre a temperatura de fermentação:
Inativo | 2º C |
Fermentação lenta | 16º – 21º C |
Temperatura ideal quando utilizar fermento fresco | 21º – 32º C |
Temperatura ideal quando utilizar fermento seco | 41º – 46º C |
Fermento Morre | 59º C |
1) Estou certo que a temperatura na batida excedeu 30º, assim não devo ter "queimado" a massa e matado o fermento confere?
2) Mesmo que, digamos 50% do fermento tenha morrido, os demais 50% proliferarão e haverá o crescimento, so que de forma mais lenta confere?
3) Além do fator temperatura, o fermento (no meu caso fermentação natural), pode morrer por excesso de sova (se bater muito na masseira)?
4) Ouvi que se sovar demais posso passar do ponto veu na massa - quais as características que mostram que sovei de mais e passei do ponto?
5) Como disse atingi o ponto veu, mas notei que a massa ficou bem dificil de romper, elástica, quase plástica, brilhante e bem lisa - está certo isto?
Grato a todos!
maceto- PARTICIPANTE
Número de Mensagens : 46
País :
Re: Uso da masseira - queimar a massa/passar do ponto
Errata:
1) Estou certo que a temperatura na batida NÃO excedeu 30º, assim não devo ter "queimado" a massa e matado o fermento confere?
1) Estou certo que a temperatura na batida NÃO excedeu 30º, assim não devo ter "queimado" a massa e matado o fermento confere?
maceto- PARTICIPANTE
País :
Não é meu forte em masseira, mais vou dar um toque que vi num vídeo do Patrick Catapano.maceto escreveu:Errata:
A massa não pode passar de 25 graus de temperatura e você deve sempre usar agua gelada para bater os ingredientes.
E tempo na media de no máximo 15 minutos, pois quanto mais tempo você bater a massa, você esta mais esquentando ela.
As vezes misturar bem e finaliza rapidinho sovando na bancada onde ela vai ficar mais lisa, com poucos movimentos e gastando media de 2 minutos.
schuman- MODERADOR MASTER
Número de Mensagens : 1399
Emprego/lazer : pizza/pizza/pizza
Humor : feliz
País :
Grato Schuman - como a temperatura estava fria (agora 17º) e é fermentação natural estou deixando crescer por 24hs - agora cresceu um tanto e consigo observar bolhas na massa mostrando que a trama de glúten esta segurando o gás carbônico - vamos ver o que vai dar depois de assar - postarei o resultado. Pode ser que o meu problema tenha sido a temperatura baixa...schuman escreveu:Não é meu forte em masseira, mais vou dar um toque que vi num vídeo do Patrick Catapano.maceto escreveu:Errata:
A massa não pode passar de 25 graus de temperatura e você deve sempre usar agua gelada para bater os ingredientes.
E tempo na media de no máximo 15 minutos, pois quanto mais tempo você bater a massa, você esta mais esquentando ela.
As vezes misturar bem e finaliza rapidinho sovando na bancada onde ela vai ficar mais lisa, com poucos movimentos e gastando media de 2 minutos.
maceto- PARTICIPANTE
País :
Na masseira ou vc mesmo misturando na mão, ela tem que crescer igual, o fator frio retarda o crescimento, mais se tiver em um ambiente controlado, sua cozinha uma temperatura boa, demora mais um pouco mais chega a desenvolver bem.
Agora quanto a masseira, todos que conheço utilizam agua gelada, pois a massa é bem movimentada (sofre stress) vamos dizer assim e aquece, por isso a agua gelada.
Uma outra dica para você tem alguns termômetros culinários próprios para medir temperatura de massa, na Italia muitas pizzaiolos usam, para ter um controle melhor.
Agora quanto a masseira, todos que conheço utilizam agua gelada, pois a massa é bem movimentada (sofre stress) vamos dizer assim e aquece, por isso a agua gelada.
Uma outra dica para você tem alguns termômetros culinários próprios para medir temperatura de massa, na Italia muitas pizzaiolos usam, para ter um controle melhor.

País :
Na receita de ontem usei agua gelada - mas o tempo de batida para atingir o ponto veu foi +/- 22mins. Li em outro tópico que o mestre Hassin bate a massa em 20mins para ficar no ponto (isto tudo depende muito do tipo de masseira) - eu fui acompanhando e testando o ponto véu - quando chegou nele parei. Eu vou ter de adquirir um termômetro logo para ter condições de medir a temperatura da massa na batida - boa sugestão.schuman escreveu:Na masseira ou vc mesmo misturando na mão, ela tem que crescer igual, o fator frio retarda o crescimento, mais se tiver em um ambiente controlado, sua cozinha uma temperatura boa, demora mais um pouco mais chega a desenvolver bem.
maceto- PARTICIPANTE
País :
Exato ai você garante a qualidade e tem certeza que ela não aqueceu demais.
Abraços
Abraços

País :
schuman escreveu:Exato ai você garante a qualidade e tem certeza que ela não aqueceu demais.
Abraços
Cfe mencionei iria postar o resultado. Resumo da opera, 24hs de crescimento funcionou - talvez o problema fosse a temperatura mesmo. Tanto os pães de centeio recheados como as cucas cresceram e ficaram numa textura que eu nunca consegui quando sovando no braço.
Já encomendei o termômetro.

Grato pelo auxílio.
Abs,
maceto- PARTICIPANTE
País :
Lindos pães, parabéns e sucesso na suas criações.
Abraços
Abraços

País :
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 7° FÓRUM - EQUIPAMENTOS :: MASSEIRAS RÁPIDAS, ESPIRAIS E BASCULANTE, BATEDEIRAS
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
» Veja aqui como fazer uma deliciosa massa de pizza doce !!!
» Pizza borrachuda, nunca mais! Saiba aqui por que isso acontece!
» Dicas importantes e Conselhos do Cheff p/ otimizar e melhorar sua Tele entrega de pizzas.
» Cheff Hassin ensina como fazer a sua deliciosa pizza Cáspita de camarão ao creme de leite.
» Está desperdiçando sua mussarela ralada ? Ela está sujando o lastro do seu forno ? Veja aqui como resolver !
» Veja aqui como organizar as bolas de massa !
» Você conhece o furador de massas , e qual a sua função ? Veja aqui !!!
» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
» Conselhos e orientações para todo administrador dono de pizzarias e mesmo para pizzaiollos.
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Veja aqui como manter suas facas em ordem .
» Massa de pizza sem glúten p/ pessoas intolerantes ao glúten, ou celíacas do Cheff Hassin Ghannam.
» Masseiras p/ pizzas. Quais devo escolher, quais os seus benefícios e quais são as melhores?
» Plano de Negócio exclusivo p/Pizzarias + a Massa Secreta do Cheff Hassin Ghannam. Não cometa erros!
» Mesinhas de Apoio p/ a tampa da caixa não embarrigar e grudar no recheio, durante o empilhamento.
» Até que ponto uma consultoria pode mudar a sua vida e tornar o seu negócio atrativo e respeitado?
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Dose seu molho de tomate corretamente. Como ? Veja aqui !!!
» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
» Chegamos hoje a 59.254 membros, mais um festa para comemorarmos em família!
» 90% de segmento pizzeiro trabalha sem ganhar nada, Donos e Pizzaiollo! Entenda o por que disso aqui.
» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
» Pergunta sobre resistência de Fogão Suggar
» Abertura de esfihas, método manual de abertura conservando as bordas. Dicas do Cheff Hassin
» Uso de infravermelhos em fornos com porta Guilhotina ou similares. Dicas do Cheff Hassin!
» Curso de comida árabe na escola do Fórum de Pizza, veja que delícias nós iremos te ensinar!!
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Como impressionar os seus clientes e se destacar como a melhor pizzaria.
» Nunca mais sua pizza queimará na parte debaixo. Solução criada pelo Cheff.
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Como montar uma pizzaria sem cometer os erros que a maioria cometem? Saiba aqui!
» NECESSITO COM URGÊNCIA ESFIHEIRO COM EXPERIÊNCIA - SÃO PAULO - VILA OLIMPIA
» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
» Agradecimentos aos membros de valor e gratos a tudo que proporcionamos neste espaço!
» CURSO DE ESFIHA P/ EMPREENDEDORES E ESFIHEIRO
» Novos cursos na Escola do Fórum de Pizzas, inscreva-se e comece já o seu negócio!
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2023. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
» Você sabia disso?
» Neste momento onde o desespero toma conta de todos, o que você escolhe para si e sua família?
» Porque é importante trabalhar com empresas e produtos que obtiveram o Certificado ISO 9001?
» Como tornar a sua produção de pizzas ao forno no mínimo duas vezes mais rápida? Aprenda aqui!
» COMO TRABALHAR COM A MUSSARELA LAMINADA OU FATIADA SEM ELA GRUDAR?
» Apresentando o super Mini Cheff Elétrico do Fórum de Pizzas.
» O que você diria do seu concorrente de pizzas? Cheff Hassin Responde.
» Como fidelizar o seu cliente de salão, dando o melhor produto e os melhores serviços.
» Vender as pizzas por preços suicidas o que pode te dar como recompensa?
» Alguns detalhes podem melhorar em muito o sabor de suas pizzas.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Forno Iglu com Câmara de combustão fora do forno
» Aos nossos distintos membros e visitantes. Abril de 2023.
» Como organizar seus cremes e molhos sem desperdício ? Veja aqui !!!
» Dicas interessantes do Cheff Hassin para você e sua pizzaria.
» Vendo pizzaria delivery em funcionamento em Taubaté-SP
» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
» A Massa Secreta do Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios em 2023!
» Veja aqui como evitar que seu pedaço de pizza escorregue ou caia na hora de servir.
» Como a concorrência desleal pode te ajudar em novas decisões e melhorar a sua vida? Dicas do Cheff.
» A Massa Secreta do Cheff Hassin, saiba tudo aqui! Com a nossa Massa vc receberá muitos elogios!
» Ações importantes que devem ser executadas p/ a sua pizzaria crescer e conquistar bons clientes!
» Apenas 1 minuto da tua atenção!
» Climatizar a sua cozinha pode lhe entregar muitos benefícios, inclusive problemas com insalubridade.
» Manual de Procedimentos Diários para Pizzaria.
» Dicas e Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam
» Curso de pizzaiollo ou Donos com o Cheff Hassin Ghannam. Inscreva-se na descrição do vídeo!
» Por que elogiam tanto a Massa Secreta do Cheff Hassin?
» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
» O que acontece quando as bordas da sua pizza ficam brancas e a pizza precisa ser retirada forno? O que se pode fazer para evitar este problema?
» Dicas do Cheff Hassin Ghannam para melhorar os serviços em sua pizzaria.
» Curso do mês de Março de 2023 e nossas melhores pizzas! Redondas maravilhosas! Alunos encantados!!