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A PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
Página 1 de 1
A PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
Segue abaixo um texto interessante...Dá algumas dicas de marketing...
PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
Vivemos
tempos em que se fala em qualidade, em que a competição
está ocorrendo nos mais diversos campos. O desemprego tem levado
pessoas a abrir seus próprios negócios, o que aumenta
ainda mais a concorrência. No
que eu posso ajudar estas pessoas nos seus respectivos negócios?
O que
o marketing pode fazer por estes negócios?
O marketing
pode ajudar fazendo com que você compreenda o que o cliente
espera e pode ajudar mostrando como você pode aumentar seus
negócios. Veja os textos de “A
Padaria”, na página de Artigos
deste “site”.
Uma
parte da resposta à primeira pergunta é o que eu apresento
neste texto; vamos entender como o cliente percebe o valor
do que ele compra de você. Valor tem a ver com qualidade,
mas também tem a ver o custo para o cliente.
Primeiramente
vamos entender como o cliente percebe o que ele compra, fazendo
duas perguntas básicas:
- o
que ele compra ?
- como
ele compra ?
Para
facilitar a exposição vamos imaginar que o negócio
de que estamos falando seja uma empresa de disk-pizza.
O QUE ?
A resposta à 1º pergunta traz o “seu produto”.
Se você é proprietário de um disk-pizza, a sua
resposta à esta pergunta é pizza!
A
primeira etapa inevitável: você tem que
ter uma pizza de qualidade, que seja boa o suficiente para que quando
uma nova oportunidade de comprar pizza surja, o seu cliente pense
em seu disk-pizza.
COMO ?
A resposta à 2º pergunta traz “o serviço”
que está intimamente ligado à venda do “seu produto”.
O “como” refere-se ao atendimento telefônico receptivo
do pedido e à entrega do pedido.
O produto
bom, no entanto, não é tudo e, essa outra parte, é
muitas vezes esquecida ou pouco notada:
Estes
aspectos podem alavancar - ou matar - os seus negócios e,
note, não tem necessariamente nada a ver com a pizza em si,
tem a ver com o “como” você atende e entrega
o seu produto, tem a ver com o seu serviço associado ao seu
produto.
O seu
negócio não é somente fazer pizza, o seu negócio
é satisfazer as necessidades dos seus clientes na totalidade
dos serviços agregados à pizza.
Estes
dois aspectos são conhecidos como Qualidade do Produto (a
resposta à pergunta “O que ?”) e Qualidade do Serviço
(a resposta ao “Como ?”). A combinação destes
representam a Qualidade do que você fornece e são dois
dos principais componentes do valor percebido pelo cliente.
Para
você entrar no mercado você tem que se preocupar com
estes dois aspectos, mas não só estes, como veremos
a seguir.
PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
Vivemos
tempos em que se fala em qualidade, em que a competição
está ocorrendo nos mais diversos campos. O desemprego tem levado
pessoas a abrir seus próprios negócios, o que aumenta
ainda mais a concorrência. No
que eu posso ajudar estas pessoas nos seus respectivos negócios?
O que
o marketing pode fazer por estes negócios?
O marketing
pode ajudar fazendo com que você compreenda o que o cliente
espera e pode ajudar mostrando como você pode aumentar seus
negócios. Veja os textos de “A
Padaria”, na página de Artigos
deste “site”.
Uma
parte da resposta à primeira pergunta é o que eu apresento
neste texto; vamos entender como o cliente percebe o valor
do que ele compra de você. Valor tem a ver com qualidade,
mas também tem a ver o custo para o cliente.
Primeiramente
vamos entender como o cliente percebe o que ele compra, fazendo
duas perguntas básicas:
- o
que ele compra ?
- como
ele compra ?
Para
facilitar a exposição vamos imaginar que o negócio
de que estamos falando seja uma empresa de disk-pizza.
O QUE ?
A resposta à 1º pergunta traz o “seu produto”.
Se você é proprietário de um disk-pizza, a sua
resposta à esta pergunta é pizza!
A
primeira etapa inevitável: você tem que
ter uma pizza de qualidade, que seja boa o suficiente para que quando
uma nova oportunidade de comprar pizza surja, o seu cliente pense
em seu disk-pizza.
COMO ?
A resposta à 2º pergunta traz “o serviço”
que está intimamente ligado à venda do “seu produto”.
O “como” refere-se ao atendimento telefônico receptivo
do pedido e à entrega do pedido.
O produto
bom, no entanto, não é tudo e, essa outra parte, é
muitas vezes esquecida ou pouco notada:
1. Como você atende a solicitação que chega ao seu disk-pizza? |
2. Você tem um cadastro que identifica seus clientes? |
3. Esse cadastro identifica também os pedidos mais freqüentes de cada um dos seus clientes? |
4. Você tem a garantia de que a pizza chegua quente à casa do cliente ? |
5. O atendimento receptivo é simpático ao cliente? |
6. O entregador da pizza é simpático ao cliente? |
7. Como você sabe se o cliente gosta da sua pizza? |
8. Você tem algum esquema de retribuição ao cliente freqüente? |
9. Você conhece as datas de aniversário e de casamento dos seus clientes? |
10. Você lembra-se dos seus clientes nas datas importantes para eles? |
11. Você liga para seus clientes mais freqüentes divulgando suas ofertas e promoções? |
12. Você faz adaptações em suas pizzas, que atendam aos pedidos e gostos específicos de cada cliente? |
13. Você convida o cliente a visitar sua cozinha para verificar a higiene e os cuidados na elaboração das pizzas? |
14. Você entrega, junto com a pizza, um cardápio com todas as variedades oferecidas e seus respectivos preços? |
15. Você entrega um imã de geladeira, com o telefone do disk-pizza a todos os novos clientes, para manter o seu número de telefone sempre à mão dos seus clientes para facilita o contato e as encomendas ? |
16. Você entrega, junto com a pizza, refrigerantes, cerveja, vinho e outros complementos pedidos? |
17. No atendimento de balcão o que o cliente faz enquanto espera? O que você oferece a ele? |
18. Você atende ao cliente que quer tirar o cogumelo, de uma variedade de pizza, e quer colocar cebola? |
aspectos podem alavancar - ou matar - os seus negócios e,
note, não tem necessariamente nada a ver com a pizza em si,
tem a ver com o “como” você atende e entrega
o seu produto, tem a ver com o seu serviço associado ao seu
produto.
O seu
negócio não é somente fazer pizza, o seu negócio
é satisfazer as necessidades dos seus clientes na totalidade
dos serviços agregados à pizza.
Estes
dois aspectos são conhecidos como Qualidade do Produto (a
resposta à pergunta “O que ?”) e Qualidade do Serviço
(a resposta ao “Como ?”). A combinação destes
representam a Qualidade do que você fornece e são dois
dos principais componentes do valor percebido pelo cliente.
Para
você entrar no mercado você tem que se preocupar com
estes dois aspectos, mas não só estes, como veremos
a seguir.
Eskimo- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 44
Localização : Volta Redonda - RJ
Número de Mensagens : 135
Data de inscrição : 04/02/2009
Emprego/lazer : Empresário
País :
Re: A PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
O CUSTO ? O outro ponto que tem que se levar em conta é o custo para o cliente. O custo para o cliente envolve dois aspectos: - o preço do seu produto e serviço expresso em dinheiro, é o custo direto; - o custo pessoal ou físico do cliente em fazer a compra. O preço é o montante em dinheiro que o cliente paga, é “grana”. O preço é o que entra no seu caixa. Mas esse não é o único componente do custo, nem tampouco pode ser dito como o principal. O custo pessoal é quanto o cliente dispende de gasto físico para efetuar uma compra. Por exemplo, para ir comer uma pizza em um restaurante o cliente precisa tirar o pijama, vestir-se, ir até ao restaurante; e isso envolve um gasto físico e emocional, diferente do gasto monetário (que é o preço, “a grana”). O disk-pizza atende exatamente o cliente que deseja uma pizza, mas está querendo diminuir este gasto físico de deslocamento, atendendo o cliente que não quer tirar o pijama, nem sair de casa, para comer uma pizza. O QUE É VALOR ? Valor, portanto, é a relação entre o que o cliente percebe de qualidade no produto e serviço, e o que ele percebe de custo. Quanto maior a qualidade (produto e serviço) percebida pelo cliente, maior é o valor. Quanto menor o custo (financeiro e físico) percebido pelo cliente, maior o valor. Note que sempre estamos falando em percepção do cliente. De nada adianta você fazer algo, mesmo que o cliente queira, mas que o cliente não perceba. É essencial fazer com que o cliente perceba, ou seja, não basta só ser ou fazer, tem que aparecer para o cliente! RESUMINDO O que é valor para o cliente de um disk-pizza? Valor para um cliente de disk-pizza é: <table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="500"> <tr bgcolor="#ffffcc"> <td height="40">1. uma ótima pizza (a pizza que o cliente quer, não a que está no cardápio !);</td></tr><tr bgcolor="#ffff00"> <td height="25">2. uma pizza saborosa e quente, sob o ponto de vista do cliente;</td></tr><tr bgcolor="#ffffcc"> <td height="25">3. um ótimo atendimento receptivo;</td></tr><tr bgcolor="#ffff00"> <td height="25">4. uma entrega rápida e cordial;</td></tr><tr bgcolor="#ffffcc"> <td height="25">5. a existência e facilidade de troco;</td></tr><tr bgcolor="#ffff00"> <td height="25">6. um preço justo;</td></tr><tr bgcolor="#ffffcc"> <td height="40">7. a existência de serviços complementares (refrigerantes, cerveja, vinhos, outras massas, etc.);</td></tr><tr bgcolor="#ffff00"> <td height="25">8. o seu telefonema sugerindo uma pizza, ofertas e promoções;</td></tr><tr bgcolor="#ffffcc"> <td height="60">9. o desenvolvimento de uma relação com o cliente ( tratá-lo pelo nome, conhecer suas preferências, lembrá-lo de datas de aniversário com uma pizza de presente, etc.).</td></tr></table> |
Até um próximo artigo! |
Eskimo- PARTICIPANTE
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Emprego/lazer : Empresário
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Re: A PIZZARIA E O VALOR PARA O CLIENTE
Fonte: Carlos Alberto de Faria
Site: http://www.merkatus.com.br/11_artigos/valores.htm
Site: http://www.merkatus.com.br/11_artigos/valores.htm
Eskimo- PARTICIPANTE
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Data de inscrição : 04/02/2009
Emprego/lazer : Empresário
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