Cheff Hassin do Fórum de Pizzas!
Seja bem vindo ao Fórum de Pizzas, o maior espaço cibernético de Pizzas do Mundo!
Entre, registre-se e faça parte dessa família.
Somente usuários registrados terão acesso a todas as informações profissionais existentes nos nossos fóruns de debate e tópicos de discussões.
Não se esqueça de ler as regras deste Fórum e mantenha um alto nível nos posts e abertura de tópicos.
ATENÇÃO: Ao registrar-se no Fórum de Pizzas seus dados cadastrais serão checados; estando corretos a sua conta será aprovada pela Administração do Fórum de Pizzas.
Guarde o seu usuário e senha em um lugar seguro para não esquecer. Sua senha é confidencial, secreta e criptografada. No entanto, se você a esquecer, solicite a Administração uma nova senha para logar.
Sua presença muito nos honrará.
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cheff Hassin do Fórum de Pizzas!
Seja bem vindo ao Fórum de Pizzas, o maior espaço cibernético de Pizzas do Mundo!
Entre, registre-se e faça parte dessa família.
Somente usuários registrados terão acesso a todas as informações profissionais existentes nos nossos fóruns de debate e tópicos de discussões.
Não se esqueça de ler as regras deste Fórum e mantenha um alto nível nos posts e abertura de tópicos.
ATENÇÃO: Ao registrar-se no Fórum de Pizzas seus dados cadastrais serão checados; estando corretos a sua conta será aprovada pela Administração do Fórum de Pizzas.
Guarde o seu usuário e senha em um lugar seguro para não esquecer. Sua senha é confidencial, secreta e criptografada. No entanto, se você a esquecer, solicite a Administração uma nova senha para logar.
Sua presença muito nos honrará.
Hassin Ghannam
Admin. do Fórum de Pizzas.
Entrar

Esqueci-me da senha

VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tradutor/Translate
Últimos assuntos
» Somos distribuidores de Azeitonas e Nuts, faça a sua cotação neste tópico.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 26 Abr 2024, 18:16 por Cheff Hassin

» Está vendendo a sua pizzaria? Precisa vender os seus equipamentos, utilize o nossos tópicos gratuitamente e encontre a melhor proposta!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 26 Abr 2024, 17:54 por Cheff Hassin

» Curso p/ Donos e pizzaiollos na Escola do Fórum de Pizzas. Delicias de pizzas e variedades que você não pode perder!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Abr 2024, 01:47 por Cheff Hassin

» Vaga de Pizzaiolo - ZN - São Paulo
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 17 Abr 2024, 14:33 por obrunocamposs

» Suporte p/ caixas de pizzas na mochila do motoboy. Tamanhos 35 e 40 cm, + qualidade em suas entregas
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:54 por Cheff Hassin

» Hot Box, pizzas muito, mais muito mais quentes a domicílio! Veja aqui o que é e como funciona!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:36 por Cheff Hassin

» Cabideiro ou arara p/pizzas pré montadas p/ as horas de maior venda!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:35 por Cheff Hassin

» Massas de longa maturação, tudo o que deve saber e como trabalhar com elas!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:34 por Cheff Hassin

» Sobras de massas no final do dia? Não jogue fora, aprenda como reaproveitá-las! Dicas do Cheff.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:33 por Cheff Hassin

» Será que eu posso comer essa pizza???
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:32 por Cheff Hassin

» CHEFF HASSIN RESPONDE: DÚVIDAS PÓS E PRÉ-ASSAMENTO MASSA SECRETA, OU OUTRA MASSA.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:31 por Cheff Hassin

» Pergunta feita no Youtube sobre maturação e fermentação. Dicas do Cheff Hassin!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:30 por Cheff Hassin

» Não jogue suas verduras fora, aprenda como dar a elas mais tempo de vida!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:28 por Cheff Hassin

» Como bolear as massas das pizzas, metodologia do Cheff Hassin Ghannam.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:27 por Cheff Hassin

» Como cortar os pedaços de sua pizza todos por igual e sem erros? Veja aqui!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:27 por Cheff Hassin

» Se você é pizzaiollo, pegue aqui uma dica que o transformará de bom a melhor!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 13 Abr 2024, 09:26 por Cheff Hassin

» Quando as massas já estiverem boleadas, onde eu devo armazená-las p/ não ressecar?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyTer 09 Abr 2024, 05:42 por Cheff Hassin

» Quero abrir uma pizzaria, mas não sei por onde começar? Alguém me ajuda!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 06 Abr 2024, 00:05 por Cheff Hassin

» Como colocar a quantidade de molho correta ? veja aqui !!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 05 Abr 2024, 13:32 por Carlos Daia

» Você tem dificuldade em padronizar o tamanho e a distribuição dos ovos na pizza? Veja como este simples utensílio pode te ajudar!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 03 Abr 2024, 12:32 por Carlos Daia

» Técnica de abertura de massa de pizza, borda falsa utilizando as mãos. Escola do Cheff Hassin.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 29 Mar 2024, 20:51 por Cheff Hassin

» Dose seu molho de tomate corretamente. Como ? Veja aqui !!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 29 Mar 2024, 13:07 por Carlos Daia

» Você quer uma massa saborosa , aerada e com uma textura especial ? veja aqui !!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 28 Mar 2024, 10:26 por Carlos Daia

» Dicas sobre qual forno elétrico usar e como fazer pedras refratárias. Dicas do Cheff
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 24 Mar 2024, 11:36 por JeanCarlo

» Está com dificuldade na abertura e uniformidade das massas ? Este produto pode ajuda-lo !!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 23 Mar 2024, 11:58 por Carlos Daia

» Quer fazer a sua pizza em qualquer lugar ? veja como aqui !!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 22 Mar 2024, 13:37 por Carlos Daia

» Será que você está executando as tarefas necessárias para a sua pizzaria se destacar e crescer?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 20 Mar 2024, 15:39 por Cheff Hassin

» Curso de pizzaiollo na Escola do Fórum de Pizzas com o Cheff Hassin G. Inscreva-se!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 13 Mar 2024, 23:47 por Cheff Hassin

» Conduza as pizzas ao forno com praticidade e segurança com as pás de madeira projetadas pelo Cheff Hassin.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySeg 11 Mar 2024, 14:47 por Carlos Daia

» Ordenador, Cabideiro ou arara p/pizzas pré montadas p/ as horas de maior venda no seu local!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 10 Mar 2024, 15:16 por Cheff Hassin

» Atendimento à Degustare em Santa Catarina, uma experiência fantástica com resultados incríveis!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 10 Mar 2024, 15:14 por Cheff Hassin

» Quando é importante e necessário a ajuda de um consultor em seu empreendimento?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 09 Mar 2024, 13:19 por Cheff Hassin

» Você sabia que as facas as vezes são perigosas dependendo da forma em que elas foram guardadas? Como evitar esse problema?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 08 Mar 2024, 13:27 por Carlos Daia

» Cursos de Pizzaiollo e Donos de Pizzaria com o Cheff Hassin. Agenda Ano 2024
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 18 Fev 2024, 08:03 por Cheff Hassin

» Caricas Pizzas e Esfihas contrata pizzaiollo - Zona Leste - São Paulo - SP
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySáb 17 Fev 2024, 11:25 por Cheff Hassin

» Perda Cocção da Carne seca (Carne de sol)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 16 Fev 2024, 09:14 por jorgemartiniano

» Vendo Forno a gás Mini Cheff, Balcão refrigerado Refrimate, Máquina de fazer Gelo Ben Max 50 kg/hora.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 14 Fev 2024, 11:15 por Cheff Hassin

» Quais alimentos merecem receber calor para realçar o sabor da sua pizza.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:55 por Cheff Hassin

» CHEFF HASSIN RESPONDE: MASSEIRA RÁPIDA É ADEQUADA P/ A MINHA PIZZARIA?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:53 por Cheff Hassin

» Suporte para caixas de pizzas p/ mochilas de motoboy tamanho 35 e 40 cm. Veja na descrição do tópico!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:52 por Cheff Hassin

» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO ARMAZENAR AS MINHAS MASSAS PRÉ-ASSADAS?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:51 por Cheff Hassin

» Como tornar o seu delivery 3 vezes mais rápido, e aumentar as vendas nos horários de pico!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:50 por Cheff Hassin

» Molhos de tomate econômicos e incríveis que farão das suas pizzas, muito, mais muito melhores!!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin

» Porque a minha massa está encolhendo? Que temperatura devo usar no meu forno de esteira?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:49 por Cheff Hassin

» COMO TRABALHAR A MUSSARELA FATIADA EM SEU LOCAL.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:47 por Cheff Hassin

» PRATICAS IMPORTANTE NA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:46 por Cheff Hassin

» Mas afinal, a Farinha Pastel é realmente boa para pães e pizzas ou é um mito?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:45 por Cheff Hassin

» Resposta do Cheff Hassin a usuário no Youtube.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:44 por Cheff Hassin

» Quer saber como calcular o tíquete médio das pizzas da sua pizzaria? Veja aqui! Dicas do Cheff Hassin.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 21:41 por Cheff Hassin

» Técnicas de pré-assado de pizzas, no Hotel Sophitá no interior de São Paulo. Lugar incrível e lindo!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 25 Jan 2024, 17:51 por Cheff Hassin

» Por que a minha massa de pizza não cresce e fica solada? Saiba aqui porquê!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 18 Jan 2024, 23:03 por Cheff Hassin

» Mochilas de transporte para Motoboys. Leve suas pizzas com segurança e qualidade.?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQui 18 Jan 2024, 11:34 por Carlos Daia

» Utilitários para o La carte em bom estado. Restaurante terminou suas atividades.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 14 Jan 2024, 13:23 por Cheff Hassin

» Precificação correta é o pilar principal da existência do seu negócio.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:27 por Cheff Hassin

»  Porquê devo me preparar p/o mercado de Pizzarias? Como dono, ou como iniciante? Advertência do Cheff.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:14 por Cheff Hassin

» Manuais de Procedimentos Diários para uma Pizzaria. Documentos importantes em sua gestão!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:12 por Cheff Hassin

» Pizza mais quentes a domicílio. Use termobags e nunca mais receba reclamações dos seus clientes.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:11 por Cheff Hassin

» Treinamentos e deliciosas pizzas e variedades feitas em nossos cursos p/ pizzaiollo e donos!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:10 por Cheff Hassin

» Se o seu negócio não vai bem, repense as suas ações e tome as atitudes corretas!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:09 por Cheff Hassin

» CHEFF HASSIN RESPONDE: COMO USAR CORRETAMENTE A MINHA MASSEIRA RÁPIDA?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:08 por Cheff Hassin

» Bate Papo com o Cheff Hassin no Youtube e seus seguidores. Pizzas baratas dão resultado?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:07 por Cheff Hassin

» Pizza de chocolate c/pimenta dedo de moça. Dica do Cheff Hassin Ghannam
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 20:05 por Cheff Hassin

» Sua massa de pizza está encolhendo? O que você deve fazer p/ evitar isso!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 10 Jan 2024, 19:58 por Cheff Hassin

» Cortar a pizza em 5, 6, 8, 10, 12 pedaços iguais lhe dá trabalho? Veja aqui como cortar tudo do mesmo tamanho!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyTer 09 Jan 2024, 11:45 por Carlos Daia

» Veja aqui como organizar as bolas de massa !
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySeg 08 Jan 2024, 11:07 por Carlos Daia

» Buffet e Eventos, uma proposta que irá mudar p/ melhor o segmento pizzeiro em 2024!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptySex 05 Jan 2024, 23:39 por Cheff Hassin

» E quando o cliente pede 3 ou 4 sabores? Como dividir os sabores corretamente e do mesmo tamanho?
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyQua 03 Jan 2024, 10:02 por Carlos Daia

» Faça uma consultoria com o Cheff Hassin Ghannam e compare a sua pizzaria "antes e depois!"
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 31 Dez 2023, 12:51 por Cheff Hassin

» CURSO DE BUFFET E EVENTOS - TUDO O QUE PRECISA SABER PARA INICIAR E DECOLAR.
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 31 Dez 2023, 12:15 por Cheff Hassin

» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2024. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO EmptyDom 31 Dez 2023, 12:14 por Cheff Hassin

Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
Cheff Hassin (14419)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
DED (8184)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
GILBERTO COSTA (7431)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
ISA (4949)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
Carlos Daia (4228)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
MAURO LUCENA (3164)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
maurojonas brito (2375)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
AVLIS (1905)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
schuman (1399)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 

Quem está conectado?
170 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 170 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 1244 em Qui 01 Fev 2024, 21:18
Estatísticas
Temos 59347 usuários registrados
O último membro registrado é difamiglia_karina

Os nossos membros postaram um total de 170404 mensagens em 12093 assuntos
Os membros mais ativos do mês
Cheff Hassin
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
Carlos Daia
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 
obrunocamposs
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_lcapAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Voting_barAJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Vote_rcap 

Prêmio do Fórum de Pizza

Participe desta pesquisa e ajude a melhorar o nosso segmento.

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Seg 13 Dez 2010, 22:37

Srs.

Este é um assunto que não entendo absolutamente nada.
Estou no momento de instalar, ou pelo menos previsionar a instalação da coifa e exaustor. Podem me ajudar???

Meu forno é um Tedesco 900LB. (102x99).
Tenho também um fogão industrial 2 bocas.

O layout preve o fogão junto ao forno, o que permite uma única coifa para os dois.

As perguntas são muitas, mas provavelmente "idiotas", vindas de um leigo total.

Peço que possam descrever o que preciso, para que eu possa formatar alguma questão.

Grato

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 00:07

Grande flavio,

A área de abertura que canaliza a fumaça (coifa) para o tubo deve ter a mesma largura e comprimento do fogão, no mínimo.
Ou seja, meça pelo tamanho da 'mesa' do fogão.
A tubulação que sai do forno deve ter de 3polegadas pra cima e a tubulção que recebe 'toda' fumaça deve ter mais do que isso(5 pra cima).

Não precisa exagerar na largura das tubulações porque você não usa forno à lenha. Aliás, quase todo forno à lenha não precisa de mais do que 10 polegadas bem orientadas!

O mais importante:

FUMAÇA (leia: ar quente) SÓ PENSA EM SUBIR! NUNCA TENTE FORÇAR OUTRO CAMINHO! OU SOBE RETO (180 graus), Ou sobe com grau menor até 135 graus. (há quem chame de 45graus invertido Ou 45 graus de subida)

Obs.: se você se perguntar: e se eu não puder furar o teto? Como passo a parede?
Saia com inclinação do ponto de captação até o ponto mais alto da parede, rompa a parede e prossiga reto para cima a partir dali.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 15:18

Maurício,

Obrigado por responder minha questão.
Obvio, ela instigou mais minha necessidade de saber e conhecer.
Portanto, seguem outras questões:

- Tu colocas que a coifa deve cobrir a projeção do fogão.
O forno deve também ser coberto em toda a sua projeção????

O forno não tem nenhuma saída dedicada a canalizar a saída dos gases da cocção. Tem apenas uma linha de pequenas aberturas, em toda a largura na parede de fundo (parecem aquelas aberturas de armários de vestiários).

- Basta simplesmente a tubulação para exaurir com eficiência, ou devo acrescentar um exaustor ????


Acrescento meu LayOut para que não faltem subsídios a nossos argumentos.

Por enquanto grato.

Abç

Flávio

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Layoutu [/url]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Sobre a exaustão em fornos e fogões

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 16:20

Flavioguima escreveu:[justify]Maurício,
Obrigado por responder minha questão.
Cá xtou prájudar...
Flavioguima escreveu:
Obvio, ela instigou mais minha necessidade de saber e conhecer.
Excelente
Flavioguima escreveu:
Portanto, seguem outras questões:
- Tu colocas que a coifa deve cobrir a projeção do fogão.
O forno deve também ser coberto em toda a sua projeção????
Como seu forno é a gás, esses furos servem para garantir que os gases da queima saiam do local dos queimadores, garantindo oxigênio no ambiente de queima (e uma queima melhor). Normalmente os gases internos do forno não saem por ali, saem pela porta ou por um sistema de exaustão auxiliar simplificado. O seu forno só precisa de exaustão em dois casos:
1) você quer muito
2) caem resíduos dentro dele, produzindo fumaça e vapores indesejáveis.Nesse caso, você vai ter que 'fechar' o forno por dentro e fazer um buraco para passar o tubo de exaustão. (por fechar, entenda, normalmente as laterais dos fornos são abertas na visão interna; sem refratários)
(se a fumaça e o vapor não incomodarem o operador, eles agirão como uma espécie de manta térmica segurando a variação de temperatura interna)
Flavioguima escreveu:
O forno não tem nenhuma saída dedicada a canalizar a saída dos gases da cocção. Tem apenas uma linha de pequenas aberturas, em toda a largura na parede de fundo (parecem aquelas aberturas de armários de vestiários).
Esse é o padrão. Se você fechar as laterais, por dentro, somente os gases de queima sairão por ali e será imprescindível fazer um buraco e enviar um tubo que retire os gases indesejáveis.
Flavioguima escreveu:
- Basta simplesmente a tubulação para exaurir com eficiência, ou devo acrescentar um exaustor ????
Vamos dizer assim:
1) exaustão natural é quanto a fumaça e outros gases saem por força, obra e graça do calor que altera a densidade do gás (é a ideal)
2) exaustão forçada é quando a gente coloca uma espécie de ventilador para fazer o serviço (somente se não der para ser natural)
Flavioguima escreveu:
Acrescento meu LayOut para que não faltem subsídios a nossos argumentos.
Por enquanto grato.
O forno DEVE ter boa ventilação por baixo ou a queima de oxigênio ficará comprometida e DEVE ter saída de gases de queima para que o oxigênio possa entrar por baixo.
(a informação a seguir aprendi há 24 horas com um especialista de SP que me ajuda no protótipo beta 1)
Se você fechar todos os buracos das laterais não haverá entrada de ar (oxigênio) e a chama ficará 'fraquinha'. Por outro lado, se houver excesso de buracos, haverá perda de calor. Portanto, faça testes e nunca tape todos.
Flavioguima escreveu:
Abç
Flávio
abc³ e continuo no próximo post com algumas dicas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 17:10

Acrescentando:
Sempre que possível, o ponto de saída de fumaça da chaminé ou do tubo de exaustão DEVE ficar 1 metro acima do ponto mais alto de sua construção externa. Quem tem comércio entre edifícios, por exemplo, pode ter que usar exaustão forçada se não há vento nenhum na chaminé.

A sua coifa, acima do fogão, deve estar o mais próxima possível do fogão ou, conforme o caso, possuir paredes (de vidro!?) que saiam do fogão e direcionem a fumaça até a coifa. O problema é simples: o ar quente quer subir, mas qualquer movimentação do ar ambiente (ventiladores, vento etc) faz com que ele suba com inclinação ou atrase, fugindo da 'boca da coifa' ou 'vazando' para o ambiente.

É relativamente indiferente (pensando APENAS na exaustão) se você vai usar aço, ferro, inox ou alvenaria para 'direcionar' o ar quente. O que tem que ser pensado é:
1) o ar quente indesejável com fumaça consegue subir o mais reto possível ou alguma coisa o atrapalha?
2) se ele for desviado, ainda assim há chances de ele acertar a coifa?
3) existe o risco de acumular ar quente e fumaça no teto do estabelecimento? (nesse caso imagine seu estabelecimento como se fosse um forno: onde você quer sua exaustão auxiliar? centralizada? nas laterais?)
****muita gente apenas fura a parede lateral, próximo ao teto. Isso não funciona sem uma tubulação por fora que conduza a fumaça ao ponto mais alto. É por isso que em muito lugares em que há um furo de 35cm com um exaustor de parede no ponto mais alto o ambiente continua quente: o calor não está 'canalizado' para outro lugar, está apenas 'convidado' a sair se estiver por perto.

Para fins de reflexão:
quando você chupa um canudo para tomar refrigerante, o ar atmosférico 'empurra' o refrigerante enquanto você 'puxa'. Se você fizer um furo do diâmetro exato do canudo na tampa de uma garrafa de cerveja e tentar beber o conteúdo dela com o canudo, vai ter de fazer um esforço gigante porque a atmosfera não consegue te ajudar.
O mesmo princípio vale para a exaustão. Se você não usar as leis atmosféricas, um exaustor elétrico vai trabalhar feito doido e o resultado será ridículo.


Ah, evite que os emissores de calor fiquem muito perto dos alimentos crus, geladeiras e refrigeradores.

Dica de ouro:
Costuma ser melhor um forno e uma mesa de trabalho, lado a lado, com uma parede rebocada com vermiculita entre eles ou outro isolante térmico. Assim fica fácil de tirar da mesa e colocar no forno e fica difícil do calor do forno chegar até o alimento.

No seu lugar, pelo projeto, eu faria duas paredes, até o teto, rebocadas com massa de areia, cimento, cal e vermiculita para proteger o forno dos dois lados, a 10 cm de distância das laterais do forno. Ele não tomaria correntes de ar e não aqueceria 'para os lados'. Lá no alto, no encontro da parede com o teto eu puxaria um tubo de exaustão individual para retirar o calor residual que subisse do forno.

O forno e o fogão ficariam o mais isolados possível da mesa de trabalho e dos refrigeradores, contando com a coifa para o fogão em exaustão individual ou compartilhada com o tal duto do forno.

****Explique melhor seu projeto para eu pensar em ideias que lhe auxiliem. E não esqueça de dizer se trata-se de reforma do comércio atual ou de projeto para futura abertura, ok?

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 18:40

Maurício,

Acho que captei os conceitos que tentaste passar.

Veja, como tenho um ambiente pequeno e com pouca ventilação natural, quanto mais retirar de impurezas, gases e odores, melhor ambiente de trabalho terei. Acredito que o exaustor será investimento e não despesa.

Anexei um corte esquemático de meu forno. Ficou mais fácil visualizar suas explicações. Concluí que a exaustão, seja ela da queima (queimadores) seja da cocção, ocorrem no fundo alto do forno.
Os gases provenientes da queima (queimadores), se utilizam dos vazios laterais para chegar a exaustão, já dentro da câmara. Já os odores da cocção fazem o caminho natural.

Posto isso, acredito que se criar um tipo de "caixa" ( uma mini-coifa direcionada)que pegue todo o fundo do forno capturando todos os gases exauridos. Esta caixa seria canalizada via tubo flexível de alumínio (tipo aquecedor de passagem) até o primeiro terço da coifa, próximo ao exaustor.

A coifa ficaria apenas sobre o fogão, esconsa para a parede.

O que achas ?????

Gostaria que comentasse!!!

Segue desenhos esquemáticos para facilitar a sofrível dialética.

Abç

Flávio


AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Corteforno [/url]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 19:47

Maurício,

Houve um descompasso entre as mensagens.

Entendo o conceito de calor próximo a área de trabalho e alimentos perecíveis.
Acho que tens razão. Então vamos a solução que acredito exequível:

Olhando meu layout, de frente para o forno, à esquerda terás uma alvenaria em blocos de concreto. Muito bem. Este é o material indicado como ideal pelo Corpo de Bombeiros para execução de escadas em edifícios, por tratar-se do material que por mais tempo resistiu ao fogo. Tem uma capacidade de isolamento térmico excepcional.
Lado direito do forno, veras uma parede de pequena espessura executada em chapa de fibrocimento. Posso utilizar lã de vidro ou rocha!!!

Muito bem!!! Cerceadas as laterais e fundos, resta à frente.

Penso que se captar os gases conforme sugeri na mensagem acima, resta o calor gerado pela queima na parte inferior do forno, que não podemos fechar.

Portanto finalizaria este processo de encarceramento do calor com uma "laje com isolante térmico", logo acima do forno, com uma saída canalizada para dentro da coifa que é exaurida.

Já o fogão, o uso é bastante reduzido no processo da pizzaria. Aquecer um molho, dourar um bacon ......!!!!

Por último, esta área era minha ferramentaria e está sendo adequada para um delivery de pizzas.

Acredito termos checado todos os inconvenientes.

Aguardo seu comentário.

Flávio


quasepoeta escreveu:
Costuma ser melhor um forno e uma mesa de trabalho, lado a lado, com uma parede rebocada com vermiculita entre eles ou outro isolante térmico. Assim fica fácil de tirar da mesa e colocar no forno e fica difícil do calor do forno chegar até o alimento.

No seu lugar, pelo projeto, eu faria duas paredes, até o teto, rebocadas com massa de areia, cimento, cal e vermiculita para proteger o forno dos dois lados, a 10 cm de distância das laterais do forno. Ele não tomaria correntes de ar e não aqueceria 'para os lados'. Lá no alto, no encontro da parede com o teto eu puxaria um tubo de exaustão individual para retirar o calor residual que subisse do forno.

O forno e o fogão ficariam o mais isolados possível da mesa de trabalho e dos refrigeradores, contando com a coifa para o fogão em exaustão individual ou compartilhada com o tal duto do forno.

****Explique melhor seu projeto para eu pensar em ideias que lhe auxiliem. E não esqueça de dizer se trata-se de reforma do comércio atual ou de projeto para futura abertura, ok?

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 14 Dez 2010, 20:38

Grande Flávio, não vou usar o botão "citar" para não criar outro megapost.

Percebo que você está entendendo muito bem os conceitos e é perceptível que você fará um trabalho muito bom.

Um exaustor, como disse, pode ser natural ou 'forçado' por energia elétrica. Qualquer sistema de exaustão natural que eu use dá para adaptar a parafernália elétrica sem problemas. Justamente por isso recomendo usar a 'coisa toda' natural e, se não resolver, partir para a parafernália elétrica.

Os gases da combustão saem bem quentes pelo furos laterais e, quanto maior a temperatura de trabalho, mais quentes eles estarão. Como não vi o seu forno por dentro vou cobrir o básico:
1) olhando por dentro você consegue ver os furos laterais de exaustão dos gases de queima:
nesse caso todos os gases de cocção sairão por ali também e será necessária uma adaptação mais planejada para retirar os gases.

2a) olhando por dentro você não vê os furos laterais, aliás, você vê uma espécie de caixa fechada:
o projeto foi feito para cocções que liberem poucos gases e a exaustão se dá pela porta de entrada. nesse caso você poderá fazer uma chaminé artificial furando o forno por cima próximo à boca (preferencialmente)

2b) olhando por dentro você não vê os furos laterais, aliás, você vê uma espécie de caixa fechada:
há espaços entre os refratários que auxiliam na retirada dos gases por cima ou pelo fundo. nesse caso somente poderá ser feita uma chaminé artificial se esses espaços forem fechados.

Levando em consideração que a coifa sobre o fogão terá um tamanho adequado, ela não será problema.

Qualquer emenda entre tubos DEVE respeitar a inclinação de 135 a 180 graus e um tubo não pode soltar seu ar em uma coifa. Ele deve fazer conexão com outro tubo, ok?

A parede de alvenaria deve dar pro gasto para evitar uma fuga térmica inadequada. Essas paredes vão até o teto? Como disse, o ar aquecido quer subir e se a parede não chegar até o teto, fatalmente esse ar vai se acumular, espalhado, pelo teto do estabelecimento inteiro, ok?

A parede que faz divisa com o fogão vai ter a função maior de ajudar a canalizar o ar para a coifa. A questão térmica tem relevância menor justamente por serem, ambos, emissores de calor. (forno e fogão)

Se você fizer uma 'laje' para captar os gases, repito, ela deverá ter inclinação para que o ar quente não se acumule. A não ser que você queira que ela funcione como uma 'estufa'.

Imagine que o forno tenha 1,5metros de altura. Se você colocar uma laje a 2metros de altura, fechando uma 'caixa' sobre o forno, parabéns, agora você terá 2 fornos! Um dentro do outro. O primeiro e oficial vai trabalhar a 300ºC e o segundo e extra oficial vai ficar com 60ºC. E o pizzaiolo vai transpirar só de se aproximar. Como o seu ambiente é pequeno, essa ilha de calor que vai se formar vai aquecer o restante do ambiente em duas ou três horas de trabalho...

Você pode sim fazer essa 'caixa' desde que a 'laje' tenha inclinação. Se você passar as medidas que pretende executar eu posso calcular o tamanho da laje de acordo com a angulação. Veja o caso da coifa, por exemplo; ela tem todos os lados inclinados em direção a um único ponto onde está o tubo, a mesma lógica se aplicaria à sua caixa; inclinação em direção ao local de captação!

qq coisa é só falar.

ABC

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qua 15 Dez 2010, 23:35

Maurício,

Desculpe não ter retornado antes.

Vamos lá!!!

Primeiro: Meu forno só tem saída de gases oriundos de queima, conforme já havia te declarado antes. Ela é feita no funco do forno!!!
Não há nenhum orifício na lateral que permita a saída dos gases.
Vou postar uma fotos para te fazer entender.

Segundo: A coifa do fogão é plenamente exequível. Já uma segunda coisa sobre o forno, dadas as dimensões dele, não permitiria uma interligação com a tubulação da coifa do fogão, obrigando a execução de uma tubulação dedicada. Isso se obedecermos a regra dos 45° como inclinação dos painéis da coifa.

Esta foram as conlusões por enquanto. Amanhã falarei com uma empresa que executa e instala as coifas. Pelo menos não irei para este contato sem nenhum conhecimento.

Segue as fotos e aguardo suas ponderações.

Abç

Flávio

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Exaustoforno [/url]
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Fundofornoexterno [/url]
[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Queimadores ]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 02:17

Flavioguima escreveu:Maurício, Desculpe não ter retornado antes. Vamos lá!!!
É nóis na fita...
Flavioguima escreveu:Primeiro: Meu forno só tem saída de gases oriundos de queima, conforme já havia te declarado antes. Ela é feita no fundo do forno!!! Não há nenhum orifício na lateral que permita a saída dos gases.Vou postar uma fotos para te fazer entender.
Na verdade os gases da queima transitam por dentro do forno para aproveitar o calor remanescente de convecção e saem junto com os gases de cocção.
Flavioguima escreveu:
Segundo: A coifa do fogão é plenamente exequível.
craro craro
Flavioguima escreveu:Já uma segunda coisa sobre o forno, dadas as dimensões dele, não permitiria uma interligação com a tubulação da coifa do fogão, obrigando a execução de uma tubulação dedicada. Isso se obedecermos a regra dos 45° como inclinação dos painéis da coifa.
Não consigo imaginar o problema. A 135º não vai chegar no fogão? pelas imagens parecia que meros 170º dariam (lembre que 180º é a mesma coisa que subir perpendicular)
Flavioguima escreveu:Esta foram as conlusões por enquanto. Amanhã falarei com uma empresa que executa e instala as coifas. Pelo menos não irei para este contato sem nenhum conhecimento.
Isso sim é importante. Conhecimento
Flavioguima escreveu:
Segue as fotos e aguardo suas ponderações.

Abç

Flávio
abc²

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 02:20

Ah. Faz um favor e avisa a todas as pessoas que você conheça PARA PINTAR COM CARVÃO O LOCAL DAS CHAMAS A FIM DE APROVEITAR OS 10% DE IRRADIAÇÃO DA CHAMA DO QUEIMADOR. (SE POSSÍVEL TODA PARTE INTERNA TAMBÉM)

Lembra daquela história das roupas claras no verão?
Imagina que está o maior sol (chama) e você está de camiseta preta (carvão), você sentirá calor rapidamente?

Agora imagine que está o maior sol e você está de branco. É a mesma coisa?

+ abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 02:43

Só pra te avisar, o desenho do seu forno é inteligente para aproveitar o calor residual dos gases de queima. Muito interessante e não são todos os fornos que utilizam esse recurso.

Por outro lado, fica bem forte a sensação de que as laterais esquentarão bastante e a traseira vai fumegar lentamente os gases de queima e de cocção. Será imprescindível canalizar todo esse ar quente para bem longe ou seu delivery ficará infernal.

Se fosse possível uma mega coifa fechando o fogão ou uma cobertura cônica ou ovalada... sei lá...

Consigo até sentir o calor do ambiente com ele trabalhando a 400ºC. O operador toma suaves baforadas de 80ºC. As laterais rapidamente ficam entre 60 e 100ºC. A pedra refratária superior estabiliza entre 300 e 400ºC e o termômetro mostra o lastro a 400ºC.
Quanto menor for a temperatura que gerar uma pizza de qualidade, melhor será sobreviver no verão.
Quanto maior a temperatura, mais aconchegante será no inverno (me liga?)

Infelizmente, tenho visto na prática que sistema de isolamento térmico de alta eficiência são caros à primeira vista e desestimulam os interessados.

Porém, quando se computam os benefícios de um bom isolamento, o caro sai BARATO!

Obs.: Qualquer vendedor de frango assado diz que a máquina gasta menos gás em um dia bem quente e gasta mais gás em um dia bem frio.
Ora, se ele escolheu se POSICIONAR colocando a máquina na porta, sujeita a ventos e intempéries, pagará com todo seu gás no inverno.
Porém, caso ele opte por deixar a máquina mais protegida, recebendo o próprio calor residual (por exemplo, fazendo uma cabine de vidro com um pequeno furo superior para exaustão... ...ele economizaria e muito no inverno! "puxa... ficaria caro né..." "devo me posicionar assim?" pensaria ele...)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 21:18

Maurício,

Segue solução possível !!!!
Infelizmente painel lateral da coifa do forno, não chegou ao que tu chamas de 135° e eu de 45°.
Cheguei a 128° (38°). Não sendo desta forma, as tubulações não se unem e não passam pela laje a 135° (45°).

Dê uma olhada no desenho abaixo e poste suas ponderações.

Acrescentar em sua analise, que a coifa do forno será em parede dupla de chapa galvanizada, formando um sanduíche com lã de vidro.

Abç

Flávio

[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifas ]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 22:47

Amabilíssimo Chef Flávio (e atencioso orientando),

sua solução me parece de altíssimo nível! Tome o cuidado de não pressionar/compactar a lã de vidro, ok? (Isso aumentaria o coeficiente de condutividade térmica)

A inclinação de 135ºC refere-se à tubulação por possuir um recorte cilíndrico que acaba por 'enforcar' a passagem de acordo com a redução da angulação. Em ângulos menores começa a haver condensação e precipitação de líquidos (gordura e água) pelo impacto e acúmulo de ar de cocção.

Certifique-se de que as super coifas sejam ligeiramente maiores do que os emissores que você pretende aprisionar e verifique se as paredes delas possuem inclinação direcionada ao centro da tubulação.
Não deixe o vendedor te convencer de que uma caixa quadrada com um buraco no meio seja uma coifa.

A dinâmica de fluídos constatou que os gases aquecidos movimentam-se em espirais cíclicos, o que significa que a fumaça sobe 'girando'. Se ela estagnar em uma pseudo-coifa sem angulações para o tubo, o que teremos é um pseudo-forno a 2 metros do chão.

Sempre que puder 'canalizar' o ar quente com paredes de metal, vidro ou outro material para o interior de uma tubulação ou coifa, haverá diminuição dos riscos de fuga, isto é, alguma brisa distraída fazer a fumaça errar o alvo e ir parar no teto da pizzaria (como ocorre geralmente na minha casa quando eu faço torresminho: eu não tenho coifa... snif...)

No caso do seu forno, suponho que mereça atenção especial da coifa à boca, pois me parece baforar durante o uso (além do fundo exaustor).

Algumas de minhas considerações direcionam-se mais à posteridade que lê este post; certo estou de que você está 99,9% entendido do assunto.

os desenhos abaixo servirão de desambiguação:
180º a 135º (também chamados de 'reto' e 45º - angulação adequada para emendas)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Imgp6411

90º e 45º (chamados assim do ponto de vista da geometria plana - totalmente inadequados para emendas de tubulação/chaminé)
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Imgp6410

Cogite a possibilidade de angular o tubo da coifa do fogão para um valor acima de 180º em direção ao forno (ou 10-20º 'esquerda' na outra terminologia) para garantir a angulação média de ambos.
Para fins de exemplo, é melhor duas angulações pequenas que se encontram do que um tubo que sobe perfeito (reto) e recebe uma angulação imperfeita de outra fonte. Essa ideia ajuda?

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 22:57

Maurício,

Faltou enviar uma segunda elevação, elevação esta que pega a frente do fogão.
Nela entenderas que a única solução possível é a apresentada.
Vou gerar e te envio em seguida.

Abç

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:10

Maurício,

Segue elevação a partir do fogão.

Note que a tubulação já tem que sair a 135°, pois se for sair a 180° para depois girar para 135°, não teriamos espaço suficiente para passar sob a laje.

Imagine a tubulação da coifa do forno agindo da mesma forma.
Isso possibilitou a execução.

Considere que a laje está no fim da parede verde. Por algum motivo não saiu na imagem hospedada.

Abç

Flávio

[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifa2 ]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:23

Não consegui criar a imagem tridimensional. Se tiver fotos do local...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:31

Maurício,

Dei nome aos bois!!!

[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifas ]


[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifa2 ]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:40

Como disse, a questão é tridimensional.
Estou de frente para o seu forno, vendo o fogão à minha direita.
Olho para as duas coifas e não entendo se a tubulação subirá rente à parede de lã de vidro furando o teto pelo lado do fogão;

ou se a tubulação furará a parede no fundo do forno, rente ao teto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:51

Maurício,

As tubulações saem paralelas (separadas apenas pela parede com lã de vidro).
Cerca de trinta centrímetros após partir da coifa a tubulação do forno deriva a 45° em direção à tubulação do forno.
Por estarem na mesma direção e ângulo, permitirá engate perfeito.

Não penso em levar a parede com lã de vidro até o teto. Acredito que a coifa em sanduíche, já abafará suficientemente o calor.
Ela irá até o fim das coifas.

Acho que é a solução possível, devido ao pé direito reduzido.

Espero que este nosso debate, possa contribuir a outros que tenham o mesmo problema.

Obrigado e parabéns.

Abraço

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Qui 16 Dez 2010, 23:56

Continuo sem saber se você usará a parede dos fundos ou a laje...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sex 17 Dez 2010, 14:31

Maurício,

Segue foto com desenho rudimentar da instalação.

Abç

Flávio

[url=AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifas005 ]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sex 17 Dez 2010, 21:33

Caro Maurício,

Este nosso projeto chegará primeiro que a Nasa a Marte!!!

Serei obrigado a discordar da sua sugestão:

.......Minha sugestão:
Estou agora de frente para o seu fogão e sugiro a coifa com o lado direito encostado na parede e com o duto iniciando-se apenas a alguns cm da parede (de blocos) e do fundo (fibra); a coifa fica maior para a esquerda, com uma inclinação de 135º ou superior, mirando no duto. Em espelho o mesmo aconteceria ao forno.
O duto, portanto, passaria pela parede fazendo um 'rasgo enorme', mas ideal para manter a inclinação o mais perto possível de 180º tanto por dentro quanto na emenda.

Segue novo desenho explicando o que aconteceria.

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifacomparativo%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us]

Percebeu que se tornar a coifa do fogão esconsa, eu aumento sua altura. E se aumentar a altura inviabilizo a emenda com o tubo da coifa do forno.

Infelizmente a coifa do forno terá que se contentar com uma inclinação 7° menor que o ideal.


Espero considerações

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por GILBERTO IZATTON Sex 17 Dez 2010, 22:27

Flavio
Como estou acompanhando o assunto entre você e o Prof. Maurício e desde já me desculpando-me por intrometer-me, mas não seria possível fazer uma coifa única sobre o Forno e Fogão fazendo com que a parede de isolamento (parede de lã de vidro) penetrasse na parte interna da coifa, ou melhor, acoplando a coifa sobre forno, parede de lã e fogão.
Abç.
Gilberto
GILBERTO IZATTON
GILBERTO IZATTON
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Sexo : Masculino
Idade : 68
Localização : PORTO ALEGRE
Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/08/2010
Emprego/lazer : Comércio/Pescar
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sex 17 Dez 2010, 23:11

Gilberto,

Acredito que não seja ideal, pois na coifa do forno podemos estar exaurindo um possível vazamento de gás e não seria interessante um fogão acesso e um vazamento de gás, concorda !?!

Outro fator é a diferença entre o que será exaurido.

No forno teremos basicamente gases oriundos da queima.
Já no fogão, além dos gases, temos gorduras.

Entendo que sua proposta seria interessante se existisse uma divisão física em chapa entre as coifas. Elas compartilhariam apenas a tubulação de exaustão. Não mensurei esta hipótese. Acredito que ela piorará um pouco o isolamento térmico, mas é uma solução possível, pelo menos na minha ótica.

Que não seja por isso, está colocada a proposta.

Com a palavra nosso querido professor ( vou mandar umas maças para ele pelo correio ....!!)

Gilberto, um abraço e obrigado por participar. Quando vais largar o Fortunati e bandear para os Pizzeiros????

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 00:19

A hipótese aventada pelo sábio observador também é viável.
É sempre prazeroso uma interferência de classe e inteligência, Gilberto.

Flávio, será melhor as paredes de uma megacoifa com inclinação um pouco menor do que 135º ou a descentralização da/das coifa/coifas do que inclinar incorretamente o tubo.

Reforço que a inclinação incorreta da coifa estaria abaixo de 120º (aproximadamente)

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 01:22

Flavioguima escreveu:Acredito que não seja ideal, pois na coifa do forno podemos estar exaurindo um possível vazamento de gás e não seria interessante um fogão acesso e um vazamento de gás, concorda !?!
Em caso de vazamento de GLP (GN subirá sim...) a coifa não ajudará porque este é quase duas vezes mais pesado que o ar. Ele só subiria se o vazamento começasse com o forno já bem quente a ponto de aquecê-lo ou se a coifa estivesse tão quente a ponto de criar um ciclo de convecção de todo o ar próximo de si (faça um teste: pegue um cano de metal vertical e um maçarico; aqueça o cano pelo meio com o maçarico; o ar dentro do cano começará a 'subir', 'puxando' o ar por baixo. Esse movimento continuará todo o tempo em que o maçarico estiver aquecendo as paredes do cano (e esta aquecendo o ar dentro dele))
Outro fator é a diferença entre o que será exaurido. No forno teremos basicamente gases oriundos da queima. Já no fogão, além dos gases, temos gorduras.
Os gases do forno serão CO2, Nox, vapor de água, baixo índice de gordura 'arrastada', elementos aromáticos, pequena fuligem entre outros; os gases do fogão serão essencialmente vapor de água, gordura 'arrastada', elementos aromáticos e outros. Com o tempo a coifa do fogão (ou o lado do fogão) estará muito mais 'suja'. Visto que compartilham a mesma tubulação, a fumaça de um ajudará a fumaça do outro a ir embora; exceto se houver houver acúmulo desproporcional na coifa (raríssimo)
Entendo que sua proposta seria interessante se existisse uma divisão física em chapa entre as coifas. Elas compartilhariam apenas a tubulação de exaustão. Não mensurei esta hipótese. Acredito que ela piorará um pouco o isolamento térmico, mas é uma solução possível, pelo menos na minha ótica. ... Também pensei isso, exceto quanto ao isolamento. O meu medo é que a relação entre o suporte de gases da coifa e a vazão da tubulação não fiquem adequados. ... ...Gilberto, um abraço e obrigado por participar. Quando vais largar o Fortunati e bandear para os Pizzeiros????
Flávio
Entendo que a proposta do nobre colega, além de inusitada, é surpreendente. Porém não há determinação técnica específica em contrário (de meu conhecimento). Vejo também que as suas ponderações sobre o seu impasse são ricas em pormenores valiosos. E o nível de nossas considerações, a meu ver, ficam acima daquilo que se costuma presenciar em chats sobre o tema.

Que nós tenhamos cuidado, então, para não esquecermos que há pessoas que em sua simplicidade estabelecem pontos de vista digníssimos. Vejo, diariamente, pessoas de altíssimo valor rejeitando conselhos de pessoas humildes sem perceberem que a sabedoria não escolhe um homem para habitar continuamente, mas transita entre todos, agraciando, inclusive, alguns tolos por impagáveis instantes.

forte abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 02:52

Gilberto, sua questao acaba de me tirar da cama. Mas amanhã eu escrevo porque esse aparelhinho é ruim de digitar...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 11:21

Srs.

Grafando as idéias !!!!


AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Coifaconjugada%20%20Uploaded%20with%20ImageShack.us]


Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por AVLIS Sáb 18 Dez 2010, 11:40

quasepoeta escreveu:Ah. Faz um favor e avisa a todas as pessoas que você conheça PARA PINTAR COM CARVÃO O LOCAL DAS CHAMAS A FIM DE APROVEITAR OS 10% DE IRRADIAÇÃO DA CHAMA DO QUEIMADOR. (SE POSSÍVEL TODA PARTE INTERNA TAMBÉM)

Lembra daquela história das roupas claras no verão?
Imagina que está o maior sol (chama) e você está de camiseta preta (carvão), você sentirá calor rapidamente?

Agora imagine que está o maior sol e você está de branco. É a mesma coisa?

+ abc

Dileto Professor,

entendi perfeitamente a ideia, mas tenho dúvidas no procedimento.
No caso do forno abaixo
AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Fornofir60venancio

(Venancio, FIR 60)
Como seria (trocado em miúdos, por favor, o procedimento?
Isso não afetaria o funcionamento e o operacional do forno?
abçs
Nell

AVLIS
MODERADOR FREE
MODERADOR FREE

Sexo : Feminino
Idade : 64
Localização : PRAIA GRANDE/SP
Número de Mensagens : 1905
Data de inscrição : 13/09/2010
Emprego/lazer : sempre aprendendo...
Humor : rindo só do que graça tem
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por DOUTRINADOR Sáb 18 Dez 2010, 11:52

Se resolver fazer esta experiencia, apos aquecer o tubo "Não o esfrie na agua", deixe-o em um canto para que esfrie sozinho.

Se uma das extremidades do cano ainda quente tocar agua, esta agua fará o mesmo que o ar, quer dizer, subirá pelo cano causando serias queimaduras.

quasepoeta escreveu:
Em caso de vazamento de GLP (GN subirá sim...) a coifa não ajudará porque este é quase duas vezes mais pesado que o ar. Ele só subiria se o vazamento começasse com o forno já bem quente a ponto de aquecê-lo ou se a coifa estivesse tão quente a ponto de criar um ciclo de convecção de todo o ar próximo de si (faça um teste: pegue um cano de metal vertical e um maçarico; aqueça o cano pelo meio com o maçarico; o ar dentro do cano começará a 'subir', 'puxando' o ar por baixo. Esse movimento continuará todo o tempo em que o maçarico estiver aquecendo as paredes do cano (e esta aquecendo o ar dentro dele))

_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador


Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
Clique aqui para conhecê-lo:https://www.forumdepizzas.net/t7735-super-mini-cheff-o-novo-forno-compacto-expresso-para-pizzas

Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR
DOUTRINADOR
MONITOR/SPONSOR
MONITOR/SPONSOR

Sexo : Masculino
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 14:47

Flavioguima escreveu:Srs. Grafando as idéias !!!! Flávio
Ótimo desenho. Conjugou bem os dois raciocínios. Não permita que a 'parede' divisória das coifas 'enforque', ficando o vão menor que o tubo.
Nell escreveu:Dileto Professor, entendi perfeitamente a ideia, mas tenho dúvidas no procedimento.
Amore, as pedras refratárias são claras, o que indica que apesar de 'refratárias' são 'refletoras' para alguns comprimentos de ondas. Se elas estiverem 'sujas', 'escuras' ou 'pintadas' com carvão, absorverão e emitirão mais radiação. Não tenho um cálculo exato de melhora, mas não há como prejudicar e não custa nada. A mudança da cor das pedras não afetará negativamente o funcionamento. O 'melhor' seria pintar de preto com carvão, embaixo, somente a parte em que as chamas tocam. Por dentro, toda a câmara. Sem pintura na parte superior externa das pedras.
doutrinador escreveu:Se uma das extremidades do cano ainda quente tocar agua, esta agua fará o mesmo que o ar, quer dizer, subirá pelo cano causando serias queimaduras.
Excelente participação dileto amigo, seria um acidente que demonstraria o fenômeno a um custo injusto.

Outrossim,
novamente insone, fui premiado com um trabalho da Unicamp sobre dinâmica dos fluídos e devo dizer apenas que:
  • Se a tubulação não 'sugar' todo o ar quente mais rápido ou na mesma velocidade que a mega coifa 'enche', o ar quente vai 'fugir' pela parte mais curta da mega coifa.
  • O ar quente vai querer subir e iniciar o primeiro processo de fuga. A uma certa altura um segundo processo de fuga se inicia, quando os primeiros litros de ar que saem 'puxam' os que ainda estão subindo, acelerando o processo de exaustão por acentuar a diferença de pressão
  • as angulações diminuem a velocidade de exaustão, sendo a velocidade máxima a 180º e a velocidade nula abaixo de 90º
  • se houver tubo único a velocidade de exaustão tenderá ao máximo, enquanto cada 'visita' sem entrada de ar quente reduz a velocidade média.
  • sempre que um tubo estiver trabalhando abaixo do seu limite de exaustão e receber outro tubo que lhe faça trabalhar no limite, a velocidade de exaustão também será máxima; como disse, o problema é quando temos um tubo a meia velocidade (comum) e uma junção sem entrada de ar quente. Nesse caso, a junção sugará um pouco do ar semi-aquecido do ambiente em redor, reduzindo duplamente sua velocidade.


espero ter-me feito entender...
**********Nell, adoro suas dúvidas!

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por AVLIS Sáb 18 Dez 2010, 15:12

Dileto Professor,

duvidas esclarecidas.
Ainda bem que gosta de minhas dúvidas, porque ano que vem, você, Doutrina, Gilberto, o surpreendente Flávio, entre outros por aqui vão ter muito que trocar em miudos esses conhecimentos técnicos todos.
Acompanho diariamente cada tópico, participando ou não.
Muita coisa já me é esclarecida assim, pois, sem modestia, sou extremamente observadora e perspicaz. Noutras preciso (e acredito que muitos outros) de 'tradução'. Daí, peço socorro mesmo...

sempre presente às aulas,
obrigada e abraços,
Nell

AVLIS
MODERADOR FREE
MODERADOR FREE

Sexo : Feminino
Idade : 64
Localização : PRAIA GRANDE/SP
Número de Mensagens : 1905
Data de inscrição : 13/09/2010
Emprego/lazer : sempre aprendendo...
Humor : rindo só do que graça tem
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 22:19

Nell,

Continuas me devendo o parecer do "pão cervejinha"!!!

Sem parecer, sem ajuda!!!! Espero não ter que aguardar até o ano que vem, OK??

Maurício, todos os méritos ao Gilberto que, sem medo de falar alguma besteira, propôs o óbvio.
Cheguei a pensar nesta solução, mas achei simplista demais e com implicações na condução dos gases.
Vamos agora a execução.

Assim que tiver condições de testar, posto aqui.

Abraço a todos

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Sáb 18 Dez 2010, 22:53

Mestre,

acredito que quase todas as ideias individuais de nossa discussão foram boas. Vejo que o resultado tende a ser excelente!

Não esqueça que as perturbações atmosféricas em redor da coifa podem expulsar os gases de seu destino.

Pense na diferença entre ter uma churrasqueira de meio barril de chopp e uma 'coifa' 2 metros acima e ter uma churrasqueira de alvenaria que, além da coifa possui 3 paredes para impedir pertubações de ar em redor.
(uma churrasqueira completa de alvenaria pode ser entendida como um fogão à carvão, três paredes, uma coifa e uma chaminé; por isso há os 'arquitetos geniais' que fazem as paredes de vidro, a coifa de inox, o tubo de alumínio, a base de alvenaria... e por aí vai...)

INté!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Dom 19 Dez 2010, 17:29

Muito legal esse debate, só um detalhe me chama atenção, na figura ilustrativa a coifa me parece rente ao forno, tanto no que diz respeito à altura e alinhamento.

Uma vez que o forno tem sua abertura no sistema pendulo com elevação do vidro, isso significa que o vidro abrirá fora da coifa, e toda vez que isso ocorrer haverá propagação do calor, fora do alcance da coifa, o próprio vidro funcionará como uma barreira para que o ar quente seja direcionado para fora da coifa, me corrijam se estiver errado.

A dissipação do calor se dará numa quantidade muito maior pela abertura frontal do forno, que propriamente da abertura existente no fundo do forno, uma vez que a cocção da pizza é muito rápida. Talvez essa distância seria aconselhável no caso de cocção de carnes em peças(penil, costela,etc) quando não há necesidade de abertura constante do forno, já para pizza, na minha humilde opinião deveria se manter uma altura maior, em torno de 180cm de altura com o forno posicionado pelo menos 30cm dentro da coifa.

abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Dom 19 Dez 2010, 17:48

Flávio, outra consideração a ser feita, seria em relação a altura original do forno, eu acho ele um pouco baixo para se trabalhar a noite toda, toda vez que vai colocar ou retirar uma pizza tem que ficar abaixando para uma visão mais panorâmica do interior, talvez aumentar um pouco o suporte elevando a altura, daria um conforto maior a quem o opera.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Dom 19 Dez 2010, 22:46

Excelente ponto de vista kira! Em algum ponto do topico escrevi que a coifa deve ser um pouco maior do que a fonte de calor;e isso vale para o forno!
Que o nosso amigo tenha entendido como você essa questão.

Flw

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Dom 19 Dez 2010, 22:57

Flavioguima escreveu:Srs. Este é um assunto que não entendo absolutamente nada.
Estou no momento de instalar, ou pelo menos previsionar a instalação da coifa e exaustor. Podem me ajudar??? Meu forno é um Tedesco 900LB. (102x99). Tenho também um fogão industrial 2 bocas.

O layout preve o fogão junto ao forno, o que permite uma única coifa para os dois.

As perguntas são muitas, mas provavelmente "idiotas", vindas de um leigo total.
Peço que possam descrever o que preciso, para que eu possa formatar alguma questão.
Grato
Flávio

Acima vemos o post de abertura do tópico;
Grifei e coloquei negrito para que todos vejam que quando você pensa que alguém não sabe absolutamente nada de alguma coisa, acaba não percebendo que TODOS SABEMOS alguma coisa.

Não pense que não sabe nada, nem pense que alguém não sabe nada.
Mesmo 'pouco', ainda é importante!

abc

(Obs.: Abaixo o recém chegado perceberá que a 'solução' estava presente desde o início.)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por GILBERTO IZATTON Seg 20 Dez 2010, 14:39


"Flavio escreveu:
Gilberto, um abraço e obrigado por participar. Quando vais largar o Fortunati e bandear para os Pizzeiros????

Olá
Flávio

Temos o mesmo tipo de problema a falta de espaço.
Que maravilha esta facilidade em transcrever a idéia para o desenho, isso é o que me falta domínio dos programas.....rs.rs.rs.....já passei um trabalhão só para fazer uma Planta Baixa.
Em janeiro inicia a reforma do local e provavelmente março estarei em atividade.
Abç.
Giba


GILBERTO IZATTON
GILBERTO IZATTON
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Sexo : Masculino
Idade : 68
Localização : PORTO ALEGRE
Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/08/2010
Emprego/lazer : Comércio/Pescar
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por AVLIS Ter 21 Dez 2010, 12:50

Flavioguima escreveu:Nell,

Continuas me devendo o parecer do "pão cervejinha"!!!

Sem parecer, sem ajuda!!!! Espero não ter que aguardar até o ano que vem, OK??

Maurício, todos os méritos ao Gilberto que, sem medo de falar alguma besteira, propôs o óbvio.
Cheguei a pensar nesta solução, mas achei simplista demais e com implicações na condução dos gases.
Vamos agora a execução.

Assim que tiver condições de testar, posto aqui.

Abraço a todos

Flávio


Surpreendente Flavio,
não esqueci, não amigo. Fiz o teste, mas não me satisfez. Ficou com um bom gosto (proximo ao cacetinho, ou francês dos nossos), mas não cresceu o que eu esperava. O fermento estava na validade, mas no mesmo dia assei um outro pão e tb não cresceu. Imagino que o problema tenha sido com o fermento. Quero fazer um novo teste, que faça juz ao pão do Trianon. Assim que passarem as festas, farei.
Se der tudo certo, postarei no forun. Se não, aviso vc, ok?

abraços e aproveito pra mandar boas festas pra você e os seus e que ano que vem todos tenhamos alegria. Estou me prometendo ir a POA para a feira do livro (adoro!); Se conseguir ir quero ver se consigo ir experimentar sua pizza.E fotografar a famosa coifa.
Nell

AVLIS
MODERADOR FREE
MODERADOR FREE

Sexo : Feminino
Idade : 64
Localização : PRAIA GRANDE/SP
Número de Mensagens : 1905
Data de inscrição : 13/09/2010
Emprego/lazer : sempre aprendendo...
Humor : rindo só do que graça tem
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 14:22

Maurício e amigos,

Estive ponderando e concluí que poderia melhorar meu lay out.
Brincando com as peças e equipamentos, surgiu a idéia de embutir o forno na parede.
Embutir em termos, pois uma profundidade de 92 cm, numa parede de 20 cm de espessura .......!!!!

Ocorreu-me que estamos tentando nos livrar de calor e gases, correto???
Se o ponto de exaustão estiver em meio externo, assim como boa parte do forno, restará apenas a captação da porta guilhotina do forno.

Mas como estou minimizando a emissão de calor e gases nos outros itens, talvez nem seja necessário executá-la.

Importante entender que a área onde o forno ficará externo, é coberta com pé direito duplo.

O que acham?????

Aguardo!!!

Nell, primeiro gostaria de definisse "surpreendente Flávio".
Será bem vinda a POA. Espero até lá poder te oferecer um pouco mais que uma pizza caseira.
Nell, pra ti e todos os seus sinceros votos de felicidade e saúde nestas festas de fim de ano.

Abraço a todos


Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 15:07

Empolgado amigo,

se você deixar o 'bumbum' do seu forno para fora, haverá um desequilíbrio térmico com consequente perda de calor para o meio externo (maior consumo de gás). Esse efeito poderá ser minimizado se, absolutamente, não houver 'vento' ou 'brisa'.

Esse modelo de forno costuma, como já disse, 'baforar' durante o uso por causa dos vapores de cocção que se acumulam na câmara e tendem a sair pela boca (já que a saída traseira é 'apertada')

Se por possível alguma elevação da parte traseira, mínima, que reduza esse efeito natural da diferença de pressão (nunca testei) você poderá minimizar esse problema.

[a diferença de pressão ocorre porque o vapor dentro do forno está muito acima de 100ºC, portanto, luta para sair pelos furos do fundo; como se trata de um forno, o ar quente não pode sair rapidamente, para que os refratários absorvam, antes, seu calor; ora, ao abrir a porta frontal surge a oportunidade ideal de fuga desse vapor, que 'bafora' rapidamente para o ambiente)

Outra alternativa, mencionada anteriormente, é fazer uma chaminé furando o equipamento.

Quero reforçar que os gases de queima, no caso do seu forno, não são suficientemente incômodos para gerarem maiores preocupações, mas os gases de cocção que costumam se tornar desagradáveis...

Voltando ao tema central, se você abrir o fundo, não poderá se esquecer da coifa do fogão (necessária) e poderá optar por forrar externamente o seu forno com painéis de lã de vidro.

continue refletindo: melhor do que uma grande chegada, é uma grande jornada.

abc

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por AVLIS Ter 21 Dez 2010, 15:25

Flavio disse

Nell, primeiro gostaria de definisse "surpreendente Flávio".

É simples, mas não sei dar explicações simples. então lá vai: antes de me cadastrar no forum passei um mês como visitante, depois acabei me inscrevendo. Desde aqueles tempos noto aqui a deliciosa brincadeira de adjetivar os colegas do forum.
Dai, de minha parte, parti pro 'insofismável guru' (doutrina), dileto professor (Prof.Mauricio), Mestre "Show Man" Mauro Jonas e por ai...
O teu 'surpreendente' veio da tua versatilidade de conhecimentos e me surgiu à mente neste proprio tópico, quando o inicia dizendo 'saber absolutamente nada' e acaba debatendo de igual para igual com o dileto professor.
É isso, espero que o adjetivo seja de seu agrado.
Quanto à pizza caseira, é dessas mesmo que gosto.

abraços
Nell

AVLIS
MODERADOR FREE
MODERADOR FREE

Sexo : Feminino
Idade : 64
Localização : PRAIA GRANDE/SP
Número de Mensagens : 1905
Data de inscrição : 13/09/2010
Emprego/lazer : sempre aprendendo...
Humor : rindo só do que graça tem
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 15:30

Interminável Nell... Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por GILBERTO IZATTON Ter 21 Dez 2010, 15:55

Flávio

Se você pode embutir o forno ficando protegido e que não vá perder caloria (ou crie algo para protegê-lo é só +ou - 40 cm) eu acho ótimo, lembrando sempre do nosso inverno. Li num tópico que alguém fez na cozinha. (http://forumdepizzas.forumeiro.com/t2302-altura-ideal-para-embutir-meu-forno).
Eu só não faço isso porque tenho certeza que o meu vizinho reclamaria da metade do meu forno na sala dele.(esses vizinhos reclamam por qualquer coisa).rs.rs.rs..
Abc
GILBERTO IZATTON
GILBERTO IZATTON
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Sexo : Masculino
Idade : 68
Localização : PORTO ALEGRE
Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/08/2010
Emprego/lazer : Comércio/Pescar
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por GILBERTO IZATTON Ter 21 Dez 2010, 16:01

Mas que maravilha...........esses adjetivos.............
GILBERTO IZATTON
GILBERTO IZATTON
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Sexo : Masculino
Idade : 68
Localização : PORTO ALEGRE
Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/08/2010
Emprego/lazer : Comércio/Pescar
País : BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 16:26

Sra. e Srs.

Este tópico está virando uma "jogação de confetes" .......!!!!

Gilberto, quem sabe tu propõe a seu vizinho, que tu não cobraras pela calefação no inverno, desde que ele não reclame do leve aumento de temperatura no verão. E outra, no verão ele vai para a praia mesmo !!!!!
Provavelmente para Curaçao. Entre Curumim e Arroio do Sal.

Nell, obrigado pelas palavras. Na verdade sou um eterno curioso.
Leio até bula de remédio, se me cai nas mãos. Poder dialogar com uma pessoa como o Maurício, é uma dádiva. A forma como ele se doa para informar e ensinar, é única.

Temos um rival a altura aqui no fórum que é o Doutrinador. Sinto um pouco de falta dele neste tópico.

Ou seja, estamos muito bem servidos de mentes e índoles brilhantes no fórum das Pizzas.

Por fim, Maurício, vou absorver suas colocações, mais tudo e qualquer providencia que minimize o calor interno, valerá a pena.

Vou grafar meu novo lay out, onde constataras que melhorou sobremaneira a distância entre equipamentos de refrigeração e o forno.
Melhorou também para o pizzaiolo, pois nesta nova posição ele poderá contar com o frescor de uma ventilação natural.

Vai ser um pouco lento, pois a tendinite não permite muito tempo com o mouse na mão.

Abraço a todos

Flávio

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 20:18

então vamos apimentar um pouco mais essa idéia,

Flávio, se você fechar a parte externa do do forno, talvez possa construir algo em alvenaria tipo uma caixa acima do forno, dessa forma reduziria o calor interno do ambiente, e estendendo uns 50 cm na altura, instalando uma gancheira na parte superior, e uns trilhos na lateral, você teria um defumador, para preparar o seu próprio bacon, e um desidratador de tomates, produziria o seu próprio tomate seco.

Agora é com o professor, para polir essa idéia nos termos técnicos.

Abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO Empty Re: AJUDA PARA DIMENSIONAR COIFA E EXAUSTÃO

Mensagem por Convidad Ter 21 Dez 2010, 21:28

Kira,

Fiquei bobo com sua genialidade.

Teríamos um aproveitamento de calor com implicações altamente gourmets???

Nem mesmo nos mais criativos sonhos pensaria em tamanha sensibilidade.

Estou em árduo trabalho para produzir um tutorial de como fazer massa de pizza, com fotos; e ainda estou fazendo mil e um testes no protótipo beta 1.

Também senti falta do doutrina neste tópico; acredito que ele tenha feito como o pizzaiolo que visitou a pizzaria de um amigo, escondido:

Sentou-se no salão tranquilo, saboreou cada detalhe, pagou sem sair da mesa e depois foi até a cozinha receber um grande abraço. rs.

inTÉ

obs.: Estou ansioso por contribuições para os estudos de caso sobre o 'forno ideal'.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
############################################